Como numerar a monografia


4527144772_822cda1fc9

Depois de estudar todos os anos necessários para terminar a formação superior, chega a hora de fazer o trabalho de conclusão de curso. Além de fazer uma monografia a altura de um grande profissional que está chegando ao mercado, a maioria dos estudantes, sofrem para organizar a monografia de acordo com as normas da associação brasileira de normas técnicas, ou simplesmente ABNT. Cometer erros na montagem da monografia é considerado grave por uma banca exigente e pode contar pontos importantes ao estudante. Sem contar que passa um pouco de desleixo com essa fase importante da formação.

Um dos aspectos que mais dificulta na hora de organizar o trabalho é a numeração de páginas. Mas com essas dicas a vai tirar de letra, visto que numerar as páginas é fácil, o que é difícil é compreender a forma de realizar essa tarefa.

Como numerar monografia – Dica número 1

Antes de explicar como fazer a numeração, é importante entender que apesar de, na monografia, os números de páginas aparecem apenas a partir da introdução do trabalho, mas deve ser contado desde a folha de rosto. Por isso é preciso contar quantas páginas contém o trabalho a partir da folha de rosto até a introdução.

7658225516 00cf277f831 Como numerar a monografiaCollegeDegrees360/Flickr

  1. O programa utilizado para facilitar o trabalho na hora de numerar a monografia, é o editor de texto do pacote Office, Word.
  2. Evite fazer o trabalho num único documento, divida em elementos pré-textuais num documento e em outro documento separado, salve os elementos textuais junto com os pós-textuais. Isso porque facilita pra fazer a numeração de páginas no trabalho.
  3. Com o documento em que precisa fazer a numeração, que é aquele no qual contém os elementos textuais e pré-textuais, clique em inserir e número de páginas. Escolha a opção que coloca o número no canto superior direito da página.
  4. No mesmo menu inserir e submenu numero de páginas, clique em formatar números de página e, na opção iniciar em, indique o número que pretende colocar na página de introdução. Assim, se tiver cinco páginas entre a folha de rosto e a introdução, indique o número seis e terá sua monografia numerada.

Como numerar monografia – Dica número 2

Essa dica é para quem fez todo o trabalho no mesmo documento.

8202587566 640ddc2e67 Como numerar a monografiaWonderlane/Flickr

  1. Com o documento aberto, independente de ser completo inclusive com a capa, clique em inserir e na sequência em número de páginas.
  2. Escolha a opção em que o número fique no canto superior direito da página.
  3. Continuando no submenu número de páginas, clique em formatar números de páginas e desmarque a opção mostra número na primeira página.
  4. Clique em formatar e, na opção iniciar em, indique o número que precisa aparecer na página de introdução do trabalho. Assim, se tiver cinco páginas entre a folha de rosto e a introdução, indique o número seis.
  5. Irá perceber que o número seis está aparecendo na segunda página do documento. Porém é preciso que apareça apenas na página da introdução.
  6. Vá até a página em que aparece o número e clique em quebra e na sequência quebra de seção. O número se transfere para a próxima página. Continue com esse procedimento até chegar no local pretendido. Não se esqueça de mudar o cursor do mouse.

Essas são as duas possibilidades de numerar as páginas de um monografia. Uma dica importante para facilitar a tarefa, é fazer essa parte apenas quando já tiver o trabalho pronto, pra evitar ter que ficar mudando toda vez que fazer alguma modificação.

Boa sorte e sucesso sempre!

(Imagem Destaque: RLHyde/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !