Como o espartilho afina a cintura


espartilho

O espartilho faz parte da história da moda, tendo sido vestido por mulheres que pretendem afinar a cintura e conseguir uma imagem mais postural e para dar suporte aos seios inicialmente no século XVI, na era Vitoriana. Sendo o espartilho peça muito comum do guarda-roupa feminino atualmente, desde a sua invenção, essa peça do vestuário feminino sofreu modificações, teve um período de desuso e ganhou força e serviu para diversos estilos diferentes, como a moda pin-up, que o adotou em suas modelos.

Basicamente, espartilhos afinam a cintura devido à sua estrutura, com armações metálicas e costura postural, que tornam a cintura mais esguia e valorizam os seios.

20416596 a7541c24e9 o F550x450 Como o espartilho afina a cinturaHeidi De Vries / Flickr

Qual espartilho é melhor 

Escolher o espartilho leva em consideração dois fatores essenciais: gosto pessoal e objetivo. Há três modelos principais de espartilhos, os que cobrem os bustos, os chamados overbust, que combinam bem com uma grande variedade de camisas para serem vestidas por baixo ou, alguns casos, podendo ser vestido como peça única.

Outro modelo de espartilho é o underbust, que necessariamente precisa de uma segunda peça para cobrir os seios, pois esse tipo de espartilho não sobre totalmente o dorso frontal feminino, com um espaço oval para levantar e destacar os seios. Esse tipo de espartilho é muito sexy e é ideal para ser utilizado como lingerie para momentos especiais.

Um terceiro modelo de espartilho é o waist cincher, semelhante ao underbust, mas co a diferença da parte superior, que não possui o espaçamento que acompanha a curva dos seios. Esse tipo de espartilho é o mais tradicional, remetendo aos espartilhos clássicos da era Vitoriana. Ele é ideal para festas com a temática dessa era ou para serem vestidos como lingerie de luxo.

A escolha entre um desses modelos ou de outros vai da sua preferência pessoal e, claro, da ocasião em que você irá vesti-lo. 

Qual espartilho melhor afina a cintura

O espartilho que melhor pode afinar a sua cintura vai depender do seu biotipo e do tipo de modelo escolhido. Corsetes são variações do espartilho tradicional e possuem uma armação metálica de menor constrição. Apesar de não afinar tão bem a cintura, é o mais recomendado, se pretender vesti-lo por várias horas.

Alguns espartilhos utilizam uma estrutura reforçada de metal, ou telas metálicas entrelaçadas, para pressionar as laterais e a parte frontal da cintura, mas, com uso prolongado, podem causar complicações para respirar e até mesmo ocasionar em problemas de coluna ou afetar o funcionamentos dos órgãos internos. O espartilho de modelo clássico, ou o tradicional, oferece uma cintura mais comprimida e cria uma imagem de corpo mais magro, mesmo para mulheres mais cheinhas, como eram tradicionalmente as mulheres da era Vitoriana.

corset F550x450 Como o espartilho afina a cinturaRebecca Röske / Flickr

Lembre-se sempre de que espartilhos têm a função de comprimir a região da cintura e isso pode afetar ou gerar problemas de saúde, para os órgãos ou para a ossatura feminina, tendo relatos na literatura médica inclusive de problemas graves ou morte relacionados à pressão causada pelo espartilho. Então o uso prolongado de um espartilho para afinar a cintura deve ser considerado e prefira sempre o número ideal para seu corpo, para garantis a sua segurança e ainda ficar linda.

(Imagem destaque: Novita Estiti / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !