Como organizar as finanças pessoais


financas

Uma das questões que mais deixa as pessoas confusas nos dias de hoje é, sem dúvida alguma, a questão financeira. E quando se trata de finanças pessoais, isso é mais verdade ainda. Para que possamos ter uma vida tranquila e para que possamos conseguir alcançar todos os nossos objetivos, é necessário que tenhamos a nossa saúde financeira em situação estável. Para isso, é preciso que saibamos planejar cada passo que damos, para não comprometer nossa renda. Aqui veremos dicas de como podemos nos organizar financeiramente.

financas2 Como organizar as finanças pessoais

Para que você possa fazer um bom planejamento financeiro pessoal, deve, antes de tudo, “colocar as coisas na balança”. Deve se perguntar:

Qual é o valor líquido que eu ganho por mês?

Como diz a própria pergunta, é preciso que você saiba o valor que você pode utilizar. Quando recebe seu salário, valores referentes à INSS (referente a aposentadoria), FGTS (fundo de garantia de tempo de serviço), plano de saúde, vale transporte e alimentação (no caso de o funcionário se alimentar dentro da empresa)  e imposto de renda são descontados. Mas, depois desses descontos, o quê sobra? É essa a conta que deve ser feita. Você deve pegar seu salário bruto, e subtrair os descontos da folha de pagamento, e aí saberá quanto dinheiro tem disponível todo mês.

financas3 Como organizar as finanças pessoais

Qual é o valor que gasto por mês?

Para saber isso, você deve fazer uma lista, de maneira organizada, e por ordem de prioridade, de todos os seus gastos. Existem vários tipos de gastos que temos no decorrer de um mês, como as contas de água, luz e telefone, IPTU, a comida que se compra mensalmente, gastos com o veículo, com roupas, aquele lanchinho que comemos ou o café que bebemos na lanchonete da esquina, inclusive a fatura do cartão de crédito. Coloque tudo na ponta do lápis e na calculadora. Ao fazer a lista, não deixe nenhum de seus gastos, por menores que sejam, de fora dela. Cada item é importante. Como diz o ditado: De grão em grão, a galinha enche o papo. Uma maneira muito interessante e eficaz de organizar uma lista como essa é montando uma planilha para ela. Você deve observar todo e qualquer tipo de gasto que tem no mês, e então terá uma boa base entre aquilo que é ganho e aquilo que é gasto.

No fim do mês, sobra ou falta dinheiro?

quebrado Como organizar as finanças pessoais

Shutterstock

De acordo com as estatísticas, no Brasil, para boa parte dos habitantes, falta mais do que sobra dinheiro no fim de cada mês. Isso se deve pelo fato de, no Brasil, ensinarem muito pouco ou nada sobre educação financeira pessoal. Sem a devida educação financeira, qualquer habitante, de qualquer lugar deste mundo, não dá a devida atenção ao dinheiro que recebe e, por isso, não consegue se organizar. Consequentemente, o cidadão acaba contraindo dívidas, por gastar mais do que ganha, justamente por causa da falta de organização.

Se organizar financeiramente, como qualquer outra coisa que necessite de organização, requer também disciplina, para que o objetivo, que é manter as finanças organizadas e as contas em dia, seja alcançado. Fazendo a si mesmo as perguntas acima, você poderá tranquilamente organizar as suas finanças pessoais, o que lhe fará ficar sempre “no azul”.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post