Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu-rays


cds

Com a popularização da internet banda larga, surge um problema: como organizar e encontrar os arquivos, músicas, livros e filmes baixados, que se acumulam giga a giga?

 A solução com o melhor custo-benefício nos últimos anos, e ainda hoje, são os dvds graváveis. E os blu-rays, cada vez mais tem se popularizado, e prometem superar os dvds em custo-benefício nos próximos meses.

 E é ai que está alguns problemas: o que fazer com as pilhas e mais pilhas de discos, como armazená-los, conservá-los, transportá-los? E como encontrar um arquivo no meio deles todos, de maneira rápida e eficiente?

 Aqui no #Comofas?! você já sabe que encontrará as respostas!

 Como o assunto é um pouco extenso, para o texto ficar mais didático, haverá uma divisão em duas partes; a primeira ensinado a organização e armazenamento, e a segunda que será publicada amanhã, a localização de arquivos, e transporte das mídias.

 Material necessário:

1 – Computador com acesso a internet

2 – Uma caixa de papelão (pode ser de sapato, mais detalhes abaixo)

3 – Saquinhos plásticos

4 – Caneta para escrever em cds

5 – Fita adesiva

DSC01340.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

Passo-a-passo:

1 – Prepare a caixa

Os discos ficarão envelopados nos saquinhos plásticos e guardados na caixa conforme a foto:

 DSC01365.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

Por isso olhe o tamanho da caixa e faça as adaptações necessárias. Caso a caixa seja grande demais coloque encostos para que os cds fiquem em pé, no fundo ou nas laterais. Improvise! Note outro exemplo, uma caixa de cesta básica natalina cortada ao meio:

 DSC01369.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

2 – Compre os saquinhos ou envelopes

Existe várias formas de envelopar os discos, existem até produtos especializados. Priorizei a forma mais barata.

Procure em sua cidade uma sacaria ou loja especializada em produtos plásticos e embalagens. Leve um cd e teste os sacos disponíveis, até achar um tamanho compatível, para guardar o cd. Geralmente essas lojas vendem os saquinhos no quilo, o que fará com que o preço seja muito mais em conta, do que um produto semelhante vendido por unidade, numa papelaria, por exemplo.

 DSC01346.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

3 – Catalogando os discos

Essa etapa deve ser feita com atenção. Pois se ela não for bem feita, no futuro você terá dor de cabeça.

3.a) Crie um código para cada tipo de disco. Esse código deverá servirá para organizar as mídias em ordem alfabética e depois numérica.

Para criar esse código, você poderá pegar a inicial do tipo de arquivo que está gravado no disco, e depois o número, que será dado conforme mais discos forem gravados.

Por exemplo, a letra “V” seguida por um número, para os dvds, cds ou blu-rays com filmes e vídeos. A letra “E” para os e-books, etc.

Imagine os tipos de arquivo que você costuma ter com mais frequência e crie uma tabela com esse código. Escreva essa tabela num bloco de notas no Windows, ou num documento de texto no Ubuntu, e salve dentro da pasta que será descrita abaixo.

3.b) Crie uma pasta em seu computador com o nome Localização. Deixe essa pasta bem localizada (rsrs), dentro da pasta Meus Documentos no Windows, e Pasta Pessoal no Ubuntu. Crie um atalho na área de trabalho em ambos os casos.

3.c) Para cada disco que você gravar, crie um novo arquivo com o bloco de notas/editor de texto. Se for um dvd com dois filmes, por exemplo, o conteúdo ficaria mais ou menos assim:

Vídeos – 001

Thor (2011)

Super-8 (2011)

Na hora de salvar coloque o nome: V – 001.txt

Salve dentro da pasta Localização.

4 – Guardando e organizando os discos

Em seguida coloque o disco no saquinho plástico, dobre a parte superior, e cole com a fita adesiva. Veja a foto:

 DSC01352.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

 Escreva na lateral superior esquerda do saquinho, o código. Como na foto:

DSC01356.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

Coloque os envelopes com os dvds na caixa, em ordem alfabética e depois numérica.

 DSC01357.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

Ps: Sei que as caixas são feias, mas foi o que eu quis representar, o espírito do reaproveitamento!  Caso você prefira, pode revestir a caixa com papel com uma estampa bonita.

E por fim, na medida em que você for gravando e organizando os discos, você pode separar as letras com capas de cds, para facilitar a localização por de cada tipo de arquivo, em ordem alfabética.

DSC01359.redimensionado Como organizar e guardar seus cds, dvds e blu rays

Na parte 2 desse texto, que será publicada amanhã, você verá as próximas etapas do processo. Como encontrar em poucos segundos qualquer arquivo salvo dentro da sua coleção de mídias, e como transportá-las de maneira prática e segura.

E não se esqueça de comentar e compartilhar!

6 replies to this post
  1. Mais uma dica: compre mídias boas para backup de coisas importantes, de preferência Sony e Philips. Caso contrário você pode ter uma bela surpresa quando for pegar aquele antigo DVD de fotos e ele não abrir.