Como organizar um Ateliê de Costura


3502510439_1071e44d00

Um ateliê de costura tem que ser um cantinho todo seu e a organização deve ser a palavra chave.

Mantê-lo organizado requer certos cuidados e é imprescindível para execução dos seus trabalhos. Você ganhará tempo e tempo é dinheiro! Lembre-se deste pequeno detalhe, mantenha o foco na sua organização e verá o quanto esta postura lhe será gratificante!
Você não precisa de muito espaço e não gastará nenhuma fábula para montar um ateliê com muita funcionalidade e muito charme… Pode apostar!
O ambiente tem que ser aconchegante e inspirador. É fundamental que você tenha cada coisa em seu devido lugar e ao seu alcance.

Veja os itens que você usa com mais frequência e deixe-os mais perto de você. Você poupará tempo na hora de manuseá-los.
Praticidade – é disto que você precisa!

Materiais necessários

  • Prateleiras;
  • Um painel para anotar lembretes, além de funcional poderá ser uma peça decorativa. Capriche em sua escolha!
  • Caixas Organizadoras;
  • Potes de vidros;
  • Uma mesa para corte e desenhos;
  • Uma boa iluminação;

6873285832 74df4c65ef Como organizar um Ateliê de Costurapriscilamendes/Flickr

Além da organização é fundamental que o seu ateliê seja sim um lugar acolhedor, limpo e bonito. Você irá passar muito tempo trabalhando, invista sua criatividade e bom gosto para fazer do seu ateliê um espaço de muita harmonia e beleza… Mesmo de forma econômica, você pode!

Invista em materiais reciclados

Para fazer prateleiras utilize caixotes de feira. Você pode consegui-los sem nenhum custo. Depois é só lixá-los e pintá-los  na cor de sua preferência ou passar simplesmente um verniz.

É sempre legal criar um ambiente para receber pessoas. Se houver espaço, deixe um cantinho do seu ateliê reservado aos seus clientes.

Você pode aproveitar o sucesso que os móveis em paletes estão fazendo e procurar um profissional para fazer um banco – tipo sofá e uma mesinha de centro para disponibilizar suas revistas de moda. Depois, faça você mesma umas  almofadas bem coloridas para colocar sobre o banco. Você irá arrasar!

Dicas de organização

Uma boa opção de organizar botões é organizá-los em potes de vidro, separando-os por tipos e tamanhos. O mais importante é que você tenha facilidade para manuseá-los.

Você pode manter as fitas e zípers em caixas organizadoras, além de oferecer praticidade, elas acrescentarão um certo charme em sua decoração.

Organize os objetos miúdos em potes de vidro. Aproveite vidros de maionese, forre as tampas com tecidos  alegres e arremate com fita de cetim.

Você pode manter os tecidos em prateleiras dentro de caixas plásticas e organizá-los por cor. Dentro de caixas plásticas, os seus tecidos ficarão protegidos da poeira.

Mantenha uma rotina saudável. Ambiente limpo, arejado e organizado é primordial. Como você irá passar muito tempo sentada, mantenha a postura corretamente.

Personalize o seu ateliê. Faça com que ele tenha a sua cara! Personalidade e estilo devem ser suas principais características. Os seus clientes irão se espelhar em você e o seu ateliê certamente será o seu cartão de visita. Então, capriche!

Mantenha o ambiente tranquilo… Uma música ambiente cai bem para suavizar o ambiente e descontrair sem tirar o seu foco no trabalho.

Faça com que o seu trabalho tenha um bom rendimento, mantenha sempre tudo muito organizado, desta forma você poupará seu tempo na confecção das peças, tornando o seu trabalho mais produtivo e agradável…

7873500114 d240b5e6c5 Como organizar um Ateliê de Costuraquatrocantosarte/Flickr

Fé, Foco, Ação e muita evolução…

Bons fluídos em seu ateliê!

(imagem destaque: comofaz/Flickr)