Como organizar uma cozinha pequena


800px-East_coffee

A falta de espaço para realizar as tarefas dentro de um determinado ambiente nem sempre está relacionada com o tamanho do ambiente, mas sim com a falta de organização e disposição dos itens. Claro que o problema se acentua se o espaço for pequeno. Por isso que uma cozinha pequena deve receber atenção especial no quesito organização. Lembre-se que a cozinha é a parte da casa em que mais precisa de funcionalidade. Se na cozinha as coisas não funcionam, é provável que ocorra atrasos até nas atividades do dia a dia. Seguindo algumas dicas é possível otimizar o espaço e fazer mudanças quando bem entender, e assim manter a cozinha mais versátil.

763px Small kitchen 2   perspective   textures F550x450 Como organizar uma cozinha pequenaWikimedia Commons

Como organizar uma cozinha pequena

  • A primeira e essencial dica é manter na cozinha apenas o indispensável. Nada de colocar balcões e outros móveis que podem ser mais adequados em outros ambientes. Se costuma manter a mesa de refeição na cozinha, considere outro local para fazer as refeições. Se caso não for possível, procure adquirir uma mesa menor, apenas para família. Nos dias de visitas poderá usar outras estratégias para servir os convidados. A dica de menos objetos e mais espaço serve para itens como vidros, pratos e panelas. Diminuir a quantidades de itens na cozinha significa dizer que precisará de menos lugares para guardar.
  • Utilize balcões altos e com vários departamentos. Algumas especialistas em organização e arquitetura, chamam isso de otimizar um ambiente na vertical. Se o espaço horizontal for pequeno, nada mais justo do que trabalhar na verticalidade. Cada departamento do balcão deve ser dedicado para um objetivo.
  • Se possível, procure instalar móveis sob medida na cozinha, pois esse procedimento fará com que os espaços sejam mais bem aproveitados. Os cantos de qualquer ambiente são totalmente perdidos em espaços menores, mas se você utilizar móveis sob medida é possível montar um armário apenas no canto da cozinha.

800px Lisses   magasin IKEA 2 F550x450 Como organizar uma cozinha pequenaWikimedia Commons 

  • Nos móveis planejados já podem ser fabricados alguns departamentos para pendurar conchas e panelas.
  • Se o espaço da sala for maior, poderá optar por deixar a geladeira nesse ambiente, desde que seja perto e que não dificulte o tráfego das pessoas nesse espaço. No entanto, ideal mesmo é utilizar um sistema de cozinha americana com embutimento. Assim facilita o acesso e economiza espaço na cozinha.
  • Diminua a quantidade de vasos de flores e itens de decoração. A beleza está na disposição dos objetos decorativos e não na quantidade de itens que se mantém no ambiente. Evite que sua cozinha pareça um amontoado de coisas.
  • Deixe um espaço no centro da cozinha livre para que as pessoas possam transitar, pois assim evitará tumulto próximo a pia e armários.
  • Organize os itens de acordo com o uso. Isso quer dizer que panelas devem estar próximas à pia e ao fogão. Tudo deve estar ao alcance das mãos, sem necessidade de grandes deslocamento para alcançar os objetos.

Se acaso ainda continuar com dúvidas de como organizar sua cozinha, tente mentalizar a forma mais bela e prática de dispor os móveis e itens. Assim se imaginará transitando pela cozinha de forma fácil e eficaz. Também analise fotos de cozinhas em que os móveis são maiores na vertical do que na horizontal. Feito isso, só precisa aproveitar a comodidade e rapidez que a organização proporciona.

Modern Kitchen F550x450 Como organizar uma cozinha pequenaWikimedia Commons

Boa sorte e sucesso sempre…

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)