Como pagar INSS atrasado


inss

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por recolher e pagar benefícios aos contribuintes como: pensão, aposentadoria e auxílios. Todos que possuem carteira de trabalho e estão empregados em uma empresa devem obrigatoriamente recolher a contribuição para o INSS. A empresa desconta na folha de pagamento a contribuição do empregado.

A contribuição é recolhida mensalmente. O valor da contribuição depende do salário que o trabalhador ganha ou da renda mensal de um autônomo. Autônomos, como profissionais liberais e empregadas domésticas também podem pagar o INSS. Só é necessário fazer uma inscrição em qualquer agência da Previdência para começar a pagar.

Os contribuintes do INSS têm direito a aposentadoria por tempo de serviço, por tempo de contribuição ou por invalidez. Em caso de doença ou incapacidade de realizar serviços laborais, o contribuinte será assegurado pelo INSS e continuará recebendo seus proventos através do auxílio-doença. O órgão também paga diversos benefícios aos trabalhadores como salário maternidade, salário família e pensão por morte.

353067614 28f2fb4591 z F550x450 Como pagar INSS atrasadoMrVJTod / Flickr

Pagamentos em atraso

Você não poderá dar entrada para aposentar se tiver parcelas atrasadas do INSS. O valor da multa pelo atraso poderá chegar a 20% mais correção monetária.

Você poderá pagar parcelas em atraso do INSS, porém após 5 anos do débito você perderá o direito de quitar as parcelas em atraso e deverá pagar uma indenização pelo período. Caso o contribuinte seja autônomo ou facultativo, o prazo para a prescrição é de 6 meses após a última parcela paga.

Para fazer o pagamento referente ao período atrasado você poderá se dirigir até uma agência do INSS ou solicitar a guia de pagamento pela internet no site da Previdência Social.

Ao entrar na página da Previdência você verá diversas opções entre elas a “Emissão da Guia da Previdência Social (GPS) para contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais e Cálculo de Contribuições do Mês ou em atraso”.

Antes de clicar nesse link, primeiro clique em “Como preencher a Guia” para saber o código de contribuinte que você está inserido.

Retroação da DIC

Para o segurado que é trabalhador autônomo e que não pagou contribuições em um período que trabalhou ou que ainda não recolheu nenhuma contribuição, ele poderá requerer a Retroação da DIC (Data de Inicio da Contribuição). Esse dispositivo serve para que o requerente pague pelo período que trabalhou antes da inscrição na Previdência.

Para ter direito a Retroação da DIC o requerente deve apresentar provas documentais que trabalhou em atividades sujeitas a contribuição previdenciária. Terá que provar que deixou de recolher o INSS mesmo trabalhando. Dessa forma ele provará que é um devedor da Previdência e terá direito a retroação.

4819249689 36890d5550 z F550x450 Como pagar INSS atrasadordenubila / Flickr

Veja os documentos que servem de prova:

  1. Comprovante de inscrição na prefeitura
  2. Comprovante de pagamento de algum imposto
  3. Comprovante de algum trabalho realizado
  4. Recibo de pagamento por serviço prestado

Os profissionais liberais podem apresentar diploma, registro no conselho ou qualquer outro documento que comprove que exerceu atividade no período requerido.

As provas serão analisadas pelos agentes do INSS e se o requerimento de retroação for aprovado, será emitida uma guia para recolher as contribuições do período em atraso.

(Imagem destaque: CarbonNYC / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post