Como passar massa corrida na parede


5094943254_993dbbe082

A aplicação de massa corrida visa uniformizar a estrutura da parede, deixando-a impecável e pronta para receber pinturas ou apenas para restaurar partes que estejam quebradiças e desiguais externa ou internamente.

Este tipo de produto é feito com PVA ou acrílico e pode ser manipulado tranquilamente por qualquer pessoa de forma segura e prática. A massa corrida é utilizada, sobretudo, para padronizar a qualidade da parede, dando um aspecto liso as partes que estavam desgastadas pelo tempo ou por acidentes do cotidiano.

Desta forma, a massa corrida serve para nivelar e reparar imperfeições tanto nas paredes como também nos tetos, oferecendo acabamento e deixando a superfície pronta para receber pinturas acrílicas.

Como passar massa corrida na parede

Para utilizar a massa corrida em uma parede ou teto você deverá ter as ferramentas de mistura e aplicação da massa corrida. Veja quais são:

  • Lixa e vassoura (para remover as imperfeições da parede);
  • Espátula e desempenadeira (para aplicar a massa corrida);
  • Um pote grande e meio copo de água limpa (para preparar o produto antes da aplicação).
medium 5212787489 Como passar massa corrida na parede

Via Flickr

Observação: Se você for aplicar massa corrida em paredes internas (dentro do imóvel) compre massa corrida PVA e para aplicações externas prefira massa corrida acrílica. Lembre-se de utilizar luvas, máscaras e proteja os olhos e os cabelos durante este trabalho.

Passo a Passo da Aplicação

1. Preparando a parede

Antes de utilizar a massa corrida é necessário preparar a parede e retirar todas as imperfeições que possam prejudicá-lo durante a aplicação bem como influenciar no resultado final. Faça isso da seguinte maneira:

  • Se o reboco for novo, lixe a parede totalmente e passe a vassoura para retirar resquícios de massa e de poeira. Perceba que sairão flocos de massa e você deverá passar a lixa até que eles parem de sair;
  • Caso a parede já esteja finalizada, passe a espátula nas partes desgastadas que estejam soltando-se da parede. Finalize passando as cerdas da vassoura para tirar o poeira e os pedaços retirados.

2. Preparando a massa

Com a parede pronta, agora sim você poderá iniciar a aplicação, porém deverá preparar a massa antes. Perceba que, ao abrir o recipiente em que está a massa corrida, você notará que ela apresenta aspecto denso e pouco líquido o que dificulta o processo de pegar e aplicar a massa. Portanto, transfira todo o conteúdo para outro pote limpo e misture a massa corrida com meio copo de água limpa. Mexa bem.

medium 42310427 Como passar massa corrida na parede

Via Flickr

3. Como aplicar a massa

Você deverá aplicar a massa corrida sempre no mesmo sentido, seja ele vertical ou horizontal para evitar imperfeições e desigualdades no resultado final. Comece pegando um pouco de massa corrida com a espátula e transferindo-o para a desempenadeira que será o objeto principal nesta tarefa. Passe a desempenadeira com massa na parede de forma suave, sem empregar muita força. Aplique sempre no mesmo sentido, começando de baixo para cima caso não tenha experiência neste tipo de trabalho.

4. Finalizações

Após concluir uma parte da parede ou metade dela, passe a desempenadeira limpa para uniformizar os resultados, retirando as sobras em vista de uma parede padronizada e lisa. Passe a desempenadeira de cima para baixo nesta função e visualize o resultado. Caso perceba alguma falha ou desigualdade, aplique ou retire massa corrida conforme for necessário.

5. Conclusão da aplicação

Depois de realizar corretamente todas estas etapas você terá concluído com êxito essa atividade e poderá realizar novas aplicações conforme surja necessidade. Viu só como é simples passar massa corrida em uma parede?

Agora a parede já estará uniformizada, lisa e pronta para receber tinta acrílica de acordo com seus projetos e preferências. Espere até que a massa seque totalmente antes de pintar a parede com massa corrida.

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !