Como passar na prova teórica do DETRAN


306112_547618651939273_456896433_n

Um dos maiores temores de quem faz o curso de direção é a prova teórica aplicada pelo DETRAN, Departamento de Transito. No entanto, com a dedicação correta e bastante estudo, é possível não só ser aprovado, como também obter uma ótima pontuação com um verdadeiro aprendizado a respeito das leis de trânsito, significado das placas e outros detalhes importantes que um motorista é obrigado a saber. Quem deseja passar na prova teórica do DETRAN, deve ficar atento às dicas a seguir e começar a planejar os seus estudos. Com o tempo, os assuntos se tornarão cada vez mais comuns e serão fixados com muito mais facilidade. Portanto, pegue suas apostilas, prepare o seu caderno e vamos colocar mãos à obra!

800px Guichê detran F550x450 Como passar na prova teórica do DETRANWikimedia Commons

Faça um cronograma de estudos

Geralmente, quem deseja obter a aprovação na prova teórica de direção possui diversos outros afazeres no seu dia-a-dia. O trabalho ou estudo pode tomar a maior parte do seu tempo, mas é fundamental separar ao menos duas horas diárias para aprender os assuntos teóricos abordados na apostila do curso. Para conciliar a sua vida com o aprendizado, é fundamental criar um cronograma ou uma agenda com seus horários disponíveis para estudo. Seguir esse cronograma de maneira fiel vai garantir os melhores resultados ao final do processo.

Divida as disciplinas ou capítulos

Estabelecer metas para seus estudos também é outro ponto importante para garantir a sua aprovação. Após separar seus horários livres no cronograma, procure dedicar mais tempo aos temas que considere mais complicados, mas não se esqueça de também estudar aqueles detalhes mais fáceis de aprender. Procure intercalar assuntos que sejam correlatos, pois isso facilita o aprendizado e a memorização.

450px Detran F550x450 Como passar na prova teórica do DETRANWikimedia Commons

Seja persistente

Não adianta preparar um cronograma extremamente detalhado se não for segui-lo à risca. Por isso, tenha dedicação aos estudos e siga fielmente o planejamento pré-estabelecido. Dessa maneira, você irá ampliar muito mais as suas chances de aprovação além de aproveitar melhor o seu tempo.

Utilize a ajuda da internet

Atualmente, é possível encontrar várias páginas do DETRAN que oferecem testes simulados que ajudam o candidato a conhecer o seu nível de aprendizado. Além disso, existem também várias apostilas atualizadas sobre os temas e questões mais comuns aplicadas nas provas atualmente. Procure se interessar por esse tipo de material, para garantir o máximo de conhecimento para o grande dia.

Faça do seu dia-a-dia uma forma de estudo

As placas e leis de trânsito estão ao nosso redor o tempo todo. Ao caminhar pelas ruas ou passear de carro pela cidade, comece a observar as placas de trânsito e tente correlacioná-las com aquilo que já foi aprendido. Concentre-se de maneira a manter sempre os temas mais comuns na sua mente. Isso faz com que os temas já estudados sejam mais absorvidos pela memória.

800px GinasioNilsonNelson03 F550x450 Como passar na prova teórica do DETRANWikimedia Commons

De maneira geral, é possível vencer o nervosismo e passar na prova teórica do DETRAN com um mínimo de esforço e dedicação. Basta separar seus horários de maneira correta e ser persistente na hora de realizar seus estudos. Então, não perca tempo! Pegue suas apostilas e boa sorte!

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !