Como patentear uma ideia


3263916123_8b48730e37

Ideias são expostas diariamente, sendo que para cada tipo de situação existe o pensamento mais adequado que encaixa-se como solução ou uma maneira de fazer com que um objeto, item ou até mesmo atividade funcione com eficiência.

Patentear uma ideia é quando você concede a pessoa o direito de usá-la e até mesmo chamá-la de sua, tomando posse da mesma, sendo que existe algumas formas de patentear uma ideia. Veja as dicas e truques abaixo e saiba como fazer este processo.

  1. Contrate uma pessoa ou empresa profissionalizada. Para realizar este tipo de processo, é necessário que você possua o apoio e as coordenações de um profissional especializado na área, sendo que o mesmo deverá possui habilitação concedida pelo INPI.
  2. Faça uma pesquisa. É necessário saber se a ideia que deseja ser patenteada é original e nunca foi citada anteriormente, sendo que você mesmo(a) poderá fazer este tipo de pesquisa, porém a mesma sempre será confirmada pelo INPI, sendo que este veículo é capaz de identificar todas as patentes realizadas e verificar sua compatibilidade com as já existentes, sendo que este tipo de verificação é feita sem algum custo.

    5026382776 9c31725080 Como patentear uma ideia                                                                    /priceminister/Flickr

  3. Reserve um dinheiro. Para o processo anterior, não será necessário gastar nada com o mesmo, porém para os passos seguintes provavelmente será preciso desembolsar algum dinheiro, por volta de quinhentos reais, sendo que este valor será voltado para as reivindicações.
  4. Aguarde a confirmação sobre a originalidade de sua ideia. Após requisitar esta identificação, é necessário que você aguarde um período para que você possa começar o cadastramento, sendo que a própria IPI irá confirmar que a sua ideia é inovadora.
  5. Acesse o site da INPI para o cadastro ou siga as indicações disponibilizadas pela empresa que está cuidando do caso. Após os processos acima, o cadastramento de sua ideia poderá ser realizado, sendo que, para isto, você irá precisar entrar no site e preencher o formulário disponibilizado pelo INPI, podendo colocar as informações até mesmo presencialmente, ou fazer com que o órgão responsável lhe disponibilize as instruções para conseguir realizar o cadastramento e preenchimento correto do item que irá identificar a patente da ideia.
  6. Envie o pedido. Siga as instruções para o envio do cadastro para que o mesmo possa ser, posteriormente, avaliado e aprovado, caso todas as documentações e informações estejam corretas.
  7. Espere até receber o código de sua solicitação. Você deverá receber um código sobre o seu cadastro da empresa que o está avaliando, sendo que o mesmo servirá para que você possa realizar o pagamento do cadastramento de sua patente, para que a mesma possa ser confirmada por completo.
  8. Solicite e aguarde o envio de uma cópia com todas as informações que foram preenchidas no ato da inscrição de sua ideia para patentear a mesma, sendo que você poderá guardar consigo a confirmação da mesma, obtendo em mãos uma cópia, sendo que a mesma servirá como documentação para demonstrar que você já havia cadastrado esta ideia e ela pertence somente a você, evitando que outras pessoas a usem.

Siga as dicas e o processo acima para que você consiga patentear uma ideia com facilidade, seguindo o passo a passo disponibilizado.

7652078048 fe8906f5c8 Como patentear uma ideiamctibrasil/Flickr

Boa sorte!

(imagem destaque:le_skwi/Flickr)