Como pedir uma linha telefônica


Woman_talking_on_phone

Cada vez mais pedir uma linha telefônica para uma empresa de telefonia tem se tornado mais simples. Há apenas alguns anos atrás, os interessados em instalar um aparelho de telefone em suas residências ou escritórios precisavam esperar dias, ou meses, antes que a companhia telefônica conseguisse atender o seu pedido. O custo dessa operação também era muito elevado.

Atualmente,  qualquer pessoa pode solicitar a sua linha telefônica, sendo que estão disponíveis no mercado diversas operadoras, assim é possível escolher aquela mais vantajosa. A solicitação pode ser feita tanto em alguma das lojas físicas, como pelo telefone ou internet.

800px 2009 05 03 Man talking on cell phone in parking lot Como pedir uma linha telefônicaIldar Sagdejev (Specious)/Wikimedia Commons

Aprenda como pedir uma linha telefônica

Na hora de pedir a sua linha telefônica é importante saber quais as suas necessidades, pois existem diversos tipos de pacotes, quanto mais minutos você contratar, mais caro será o valor final.  Analise muito bem as ofertas disponíveis antes de optar por uma delas. Na hora de você solicitar você vai precisar:

  • Número da operadora que deseja contratar ou site
  • Documentos pessoais como RG e CPF
  • Comprovante de residência

Passo a passo

  1. Entre no site da operadora que você deseja contratar, e verifique o pacote que seja mais adequado ao seu perfil, preencha a ficha com todas as suas informações, não esqueça de informar os seus dados pessoais. Caso você tenha alguma dúvida, que não consiga ser resolvida pelo site, ligue diretamente para a operadora, essas ligações costumam ser gratuitas e você pode fazer pelo seu celular, converse com o atendente, explique o que você necessita e faça o seu cadastro.
  2. Escolha a tarifa que cabe no seu bolso, geralmente a instalação não é cobrada, mas isso vai depender de cada empresa. É fundamental você saber antes todas as tarifas que serão cobradas antes de aceitar os termos da operadora.
  3. Verifique o prazo máximo de instalação, ele também costuma variar, porém o mais certo é que essa instalação aconteça em no máximo sete dias úteis.
  4. Peça sempre uma cópia do contrato para você guardar, essa é a sua prova caso sejam feitas cobranças indevidas na sua conta. Diariamente, dezenas de pessoas recorrem aos órgãos de defesa do consumidor com reclamações referentes às operadoras de telefonia.
  5. Deixe alguém na sua residência, ou escritório, para receber o técnico da operadora no momento da instalação. O horário pode ser escolhido no momento da contratação do serviço, assim você não corre o risco de ter o prazo de instalação prorrogado.

657350 0211a74934 Como pedir uma linha telefônica
sco/Flickr

Dicas

  • Apesar das diversas promoções, os pacotes de telefonia continuam sendo caros, por esse motivo é fundamental controlar a sua conta e conferir sempre todas as ligações para não ultrapassar o seu limite.
  • Vale lembrar que ligações interurbanas e para aparelhos celulares são cobradas a parte, ou seja, muitas vezes não fazem parte do seu pacote.
  • Você pode usar a portabilidade para manter o seu número caso você queira mudar para outra operadora. Hoje em dia é possível solicitar uma linha telefônica para uma determinada empresa, porém manter o mesmo número da companhia antiga, assim você evita possíveis confusões como a perda de contatos importantes.

Com os avanços da tecnologia fazer um pedido de uma linha telefônica ficou ainda mais fácil, bastando apenas informar alguns dados básicos, sendo que ao ser instalada você já pode começar a ligar.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Rhoda Baer/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !