Como perder a timidez


sexualidade_timidez

A timidez não é um comportamento natural do ser humano, ela costuma ser aprendida durante a história de vida dos indivíduos. Sendo assim, ela também pode ser desaprendida conforme a realidade de cada pessoa. Nesse texto iremos dar algumas dicas e sugestões de como dar alguns passos importantes para vencer esse problema, que pode prejudicar bastante as nossas vidas.

96625615 82843d6cdb z 1 Como perder a timidezTimidez normal vs. Timidez prejudicial: Antes de mais nada, como dissemos, a timidez é aprendida, mas não é necessariamente ruim. Como somos seres sociáveis, a imagem que as pessoas têm da gente é importantíssima e determinante nas nossas relações. A timidez é uma espécie de mecanismo de proteção diante de situações novas, de modo a evitarmos uma exposição desnecessária ou inadequada que poderia prejudicar nossa imagem ou reputação. Por isso é importante determinar se a sua timidez é prejudicial ou não.

170042083 72eeb69854 z 1 Como perder a timidezReflita sobre os seguintes pontos: 

  • Você evita sair de casa com vergonha de encontrar alguém?
  • Você já foi prejudicado na escola por evitar apresentar algum trabalho?
  • Você já desejou muito falar com alguém mas não conseguiu por medo?
  • Você tem dificuldades para se relacionar com desconhecidos?
  • Você já perdeu alguma oportunidade profissional por causa da timidez?
  • Você tem poucos amigos ou evita fazer novas amizades?

Se a resposta for sim para alguma dessas perguntas, vamos às dicas para vencer a timidez:

  • A importância da decisão: É importante estar determinado a encarar esse problema. Pode ser que enfrentá-lo não será muito fácil no princípio, mas com determinação você irá superá-lo. É essencial ter a noção clara do quanto a timidez te prejudica e de como você irá melhorar ao superá-la.
  • Dando os passos necessários: Para perder a timidez é necessário se expor às situações que provocam as sensações desagradáveis de vergonha, ansiedade, insegurança, etc. Essas sensações advêm de experiências semelhantes vividas anteriormente e que geraram trauma. Pode ter sido um fora que você levou de alguma menina, um grupo que não te aceitou, um trabalho que você apresentou e foi criticado pelos colegas ou professores, etc. Nesse caso é essencial que você passe novamente pelas mesmas experiências, de modo a superar os traumas vividos. Se tem dificuldade tem conversar com desconhecidos, coloque para si mesmo essa tarefa. Escolha alguém, e puxe assunto. Faça isso repetidas vezes, com várias pessoas, e perceberá a melhora gradativa. Esse princípio deve ser adaptado a cada situação-problema. Se você tem dificuldades em apresentar um trabalho, ou falar em público, decore sua fala e seja voluntário para fazer a apresentação. Cada vez que fizer isso irá se adaptar melhor à situação e perder a timidez.
  • A timidez patológica: Nesse caso a pessoa deve buscar ajuda profissional, já que, na maioria dos casos, ela não terá condições de seguir o método que propomos sozinha. Nesse caso é importante contar com o apoio da família, que muitas vezes é quem percebe o problema, e procurar ajuda de um psicólogo.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !