Como perder a vergonha


489361589_2767acc4ab_z

Nas relações humanas, muitas características pessoais podem tanto nos ajudar quanto atrapalhar. Aqui falaremos sobre uma característica muito comum entre, e que atrapalha, muitos seres humanos: a timidez. Trata-se de algo que faz com que aquele que o possui tenha extrema dificuldade em conviver socialmente. Ela tem a capacidade de nos travar por dentro quando estamos na presença, sobretudo, de pessoas estranhas e/ ou desconhecidas. Pessoas tímidas têm também possuem dificuldade de expressar sua opinião e falar em público, o que pode atrapalhar relações tanto afetivas quanto profissionais.

3143671092 228f0d5122 b Como perder a vergonhaMas a timidez, assim como tudo neste universo, tem também o seu lado bom. Ser uma pessoa tímida pode preservar a sua reputação diante das pessoas, afinal, a fama de “reservado”; “sério”; ou “introspectivo”, de certa forma, torna respeitável quem a possui. Pessoas que são extrovertidas demais, que falam excessivamente, costumam ter uma imagem ruim perante muitos.

4065176440 98385441c0 z Como perder a vergonhaPorém, como sabemos, tudo em excesso atrapalha e a timidez não está exclusa disso. Deve-se administrá-la de modo que não atrapalhe sua rotina normal dentro da sociedade. Com a evolução da medicina, atualmente existem até mesmo tratamentos psicológicos para casos de pessoas que são extremamente tímidas. Mas em praticamente todos os casos, a timidez pode ser vencida sem a necessidade de tratamento.

2892058967 43b6383446 b 600x250 Como perder a vergonhaPara que você perca a timidez, ou pelo menos um pouco dela, é fundamental que exercite o convívio social com mais intensidade. Por exemplo, se você tem vergonha de pedir informações na rua à pessoas que não conhece, comece a mudar sua atitude. Sempre que tiver a oportunidade, pergunte à um estranho como você faz para chegar a algum um lugar que não sabe onde fica, ou então, que horas são. Vai perceber que, com o passar do tempo, perderá totalmente a vergonha de falar com estranhos. Notará também que, até puxar assunto com alguém que não conhece, é uma coisa mais simples do que aparenta.

96625615 82843d6cdb z 600x250 Como perder a vergonhaNo entanto, a timidez não é sentida apenas diante de pessoas estranhas. Você precisa aprender a controlá-la também com os conhecidos. Para um melhor entendimento, você deve, antes de mais nada, pensar nas situações que mais te intimidam. Depois disso, tente seguir nossas dicas:

  • Converse: Começar uma conversa é algo complicadíssimo  para muitas pessoas, muitas vezes tal medo advém apenas do medo de uma rejeição ou represália durante o diálogo. Esqueça isso, abandone as expectativas negativas, não pense muito sobre o que vai falar e simplesmente converse, verá como o papo fluirá naturalmente conforme for praticando. Jamais, em hipótese alguma, deverá ficar esperando que as pessoas venham até você para conversar. Tomar a iniciativa é o primeiro passo para que você perca a timidez. Procure falar sobre assuntos que pareçam interessantes para você e para a pessoa com a qual vai conversar.
  • Aumente o seu círculo de amizades: Tente ampliar o seu número de amigos. Será algo maravilhoso e te ajudará a perder a timidez. Tome a iniciativa e não se preocupe com o medo de rejeição, poucas pessoas recusam uma amizade interessante e, acaso o façam, não tome isso como o fim do mundo. A melhor maneira de conhecer pessoas novas é das já conhecidas, por isso quanto mais amigos tiver, mais chances de conhecer novas pessoas.
  • Lembre-se: Uma amizade não se faz de um dia para o outro. Isso leva tempo, poranto quanto mais cedo você tentar se enturmar, mais rapidamente poderá aumentar seu ciclo social. Sem contar que ter amigos pode te trazer muitos benefícios como uma oportunidade de trabalho, conquista amorosa, vantagens profissionais, etc. Chegue sempre como quem não quer nada, seja educado, simpático e tente interagir ao máximo com as pessoas. O resultado é garantido. Só depende de você.
  • Faça o que lhe der na telha: Faça tudo o que gostar de fazer, independente da opinião dos outros. Opiniões alheias não devem importar. Acredite: elas não estão nem ligando para o que você está fazendo. Não tenha vergonha de conversar, dançar, fazer piadas ou puxar papo com aquela garota na qual está interessado. O máximo que pode ocorrer é um pequeno constrangimento que, por sua vez, só te deixará mais forte em situações do tipo.
  • Mantenha sempre o contato visual. Isso é muito importante no processo de afastamento da timidez. Pessoas tímidas demais geralmente, guiadas pela vergonha, mal conseguem olhar nos olhos da pessoa com a qual está conversando. Se você olha nos olhos, passará uma maior confiança e segurança, aumentando o grau de interesse do interlocutor em você. Pessoas que olham nos olhos geralmente tendem a denotar sinceridade.

Seguindo essas dicas a timidez sumirá com naturalidade. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post