Como pescar tainha


p1

Tainha, é o nome popular dado à família de peixes mulgilídeos e que podem ser encontradas em diversas partes do mundo, vivendo em águas costeiras de regiões de clima temperado ou tropical. Algumas espécies, inclusive, vivem em água doce.

 2 F550x450 Como pescar tainhaLoggaWiggler/Pixabay

A Tainha é um peixe muito utilizado na criação de receitas culinárias, mas a sua pescaria exige alguns conhecimentos específicos. Confira:

Como pescar tainha

O alimento preferido da Tainha são as algas e, isso faz com que muitos pescadores tenham dificuldade em pescá-la utilizando um equipamento com anzol comum. Porém, devido a grande quantidade de Tainhas existentes nas águas brasileiras, hoje em dia a sua pesca se transformou em um esporte para muitos, o que fez surgir uma grande quantidade de opções em termos de equipamentos e acessórios para a pesca deste peixe.

A Tainha vive próxima de costas rochosas, em praias e em manguezais. Pode ser encontrada em toda a região litorânea do Brasil. O inverno é a melhor época para a pesca da Tainha, pois é quando estão organizadas em grandes cardumes para reprodução.

Veja alguns detalhes práticos para a pesca de Tainhas:

Equipamento

Para pescar este peixe peculiar, é preciso usar equipamentos de ação leve ou média. Em geral, é possível utilizar uma vara para linhas de até 20 Lbs, com molinetes ou carretilhas que comportem cerca de 100 metros de linha.

4 F550x4501 Como pescar tainhaloewenhers/Pixabay

Anzóis e Boia

O anzol menor, número 12 ou 14, é o mais indicado para a pesca da Tainha, pois a boca deste peixe é pequena. Outro acessório que não pode faltar é a boia especialmente desenvolvida para a pesca da Tainha, que pode ser encontrada em lojas especializadas em pesca e camping.

O tamanho das boias depende da água onde se estiver pescando. Se estiver pescando no mar e este estiver agitado, será preciso usar boias de acordo com a ocasião, com a envergadura necessária para o sucesso da pescaria, evitando que mergulhem na ressaca a todo instante. Se, no entanto, estiver pescando em mar calmo e tranquilo, ou mesmo em águas paradas, é preciso usar fios mais finos e boias menores para pescar Tainhas.

Para Tainhas grandes, por exemplo, é indicado usar boias de 5 gramas, anzol numero 8 e carreto 0,8. Para águas paradas ou em mar calmo, utilize boia de 1 grama, anzol numero 8 até 14 e carreto 0,14.

Iscas

As iscas para a pesca da Tainha devem ser pequenas, pois este tipo de peixe come aos poucos, por sucção. Muitas vezes, uma minhoca ou um pequeno pedaço de miolo de pão é o suficiente para fisgar a Tainha.

Dicas de Iscas:

  • Miolo de pão;
  • Gordura de peixe ou de frango;
  • Milho;
  • Fígado de sardinha, de boi ou de frango;
  • Miolo de pão misturado com barrigada da sardinha;
  • Miolo de pão com algas filamentosas, enrolados no anzol

O êxito desta pesca depende muito da atenção do pescador, para que verifique sempre a boia dentro da água. Ao ver a boia mergulhar suavemente e não enxergar mais a isca, deverá puxar a linha muito rapidamente, para evitar que a Tainha coma a isca e vá embora.

1 F550x4501 Como pescar tainhatpsdave/Pixabay

Dicas

  • É preciso ficar atento aos movimentos da boia, por isso procure usar óculos de sol para evitar que a luminosidade perturbe a sua visão em dias muito ensolarados;
  • Prefira usar roupas de cor verde ou azul quando estiver em locais onde a água não é muito funda. Isto evita que o peixe note a sua presença;
  • As Tainhas pescadas não devem ficar por cima de pedras, pois ao debaterem-se, podem voltar ao mar.

Boa sorte!

(Imagem destaque: PeterKraayvanger/Pixabay)