Como pintar gesso


769px-Gesso_acrylic_brush

O gesso é uma aplicação bastante comum em residências e estabelecimentos comerciais, pois favorece a padronização e a qualidade final de uma parede, teto ou da moldura de portas e janelas.

Com o gesso, é possível excluir outros processos na construção civil que demandam de várias etapas e materiais, como é o caso do reboco. Quem não deseja rebocar a parte interna da residência, por exemplo, pode aplicar o gesso nas paredes e no teto, deixando-os lisos e uniformes.

Porém, o gesso é um elemento de coloração branca e muitas pessoas não sabem como pintar uma parede, teto ou molde revestido com este elemento. Vamos aprender o modo correto de aplicar tintura neste tipo de material? Siga o passo a passo e veja como essa tarefa é fácil e rápida de ser concluída. Bom Trabalho!

Como pintar gesso

Observação: Além de estruturas fixas e de grande extensão, as seguintes dicas de pintura poderão ser aplicadas em objetos decorativos e criações de gesso.

120869477 9dcd44080e Como pintar gesso Qole Pejorian/Flickr

Materiais Necessários

  • Massa corrida;
  • Selador acrílico para parede;
  • Lixa de madeira;
  • Espátula ou desempenadeira;
  • Tinta acrílica (anti mofo);
  • Broxa ou vassoura;
  • Rolo e pincel;
  • Lonas e pedaços de papel para forrar o chão e os móveis;
  • Luvas e protetor respiratório.

Passo a Passo:

  1. Forre o chão e os móveis próximos da área de pintura com lonas ou pedaços de papel. Utilize luvas e protetor respiratório antes de iniciar os trabalhos. Comece removendo toda a poeira existente sobre o gesso utilizando uma broxa ou vassoura. Tenha cuidado para não danificar a uniformidade do material e faça este serviço com suavidade.
  2. Verifique se existem diferenças na estrutura do gesso. Se houver depressões ou irregularidades, aplique massa corrida e garanta que o gesso esteja completamente liso antes de prosseguir. Utilize uma espátula ou desempenadeira para regularizar esta etapa e quando a massa corrida secar, use a lixa de madeira para suavizar a aspereza desta aplicação.

    4774107965 53d180bd28 Como pintar gessojuliejordanscott/Flickr

  3. Passe uma demão de selador acrílico em todo o gesso à ser pintado, seja com o rolo ou o pincel. Tenha cuidado com excessos e, ao passar o selador, siga sempre a mesma direção. Deixe secar por vinte minutos.
  4. Transcorrido o tempo de secagem do selador acrílico, aplique a primeira demão de tinta acrílica, certificando-se de que ela possui ação anti mofo. Dilua 20% de água de acordo com a quantidade de tinta expressa na embalagem e siga o exemplo do selador acrílico, aplicando a tinta sempre na mesma direção. Tome cuidado para não adicionar muita água ou passar a tinta diretamente sobre o gesso, pois o resultado final não será satisfatório.
  5. Após a primeira demão de tinta acrílica, dê um intervalo de quarenta minutos antes de aplicar a segunda, priorizando as áreas onde a pintura não foi eficiente. Aguarde mais quarenta minutos e veja como esta a estrutura. Se tudo estiver OK, você encerrou seus trabalhos, mas caso não esteja totalmente satisfeito, aplique mais uma demão e espere secar.

Recomendação: Lacre totalmente a lata de tinta e descarte os objetos utilizados na pintura em local apropriado. Não deposite nas vias públicas.

Fácil, não é? Não precisa ser um expert em pintura para executar esta atividade com qualidade e eficiência. Basta comprar os produtos certos e realizar o trabalho com paciência e observância.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Stickpen/Wickmedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !