Como pintar isopor


4741205576_ef1a7a353a

O isopor é um dos materiais mais usados em diversos trabalhos devido a sua leveza e estrutura. Ele pode ser moldado de acordo com a necessidade de cada pessoa. O isopor é formado por um plástico rígido e celular e é muito utilizado na construção civil e também em trabalhos artesanais, ele pode ser usado inclusive para manter a temperatura de bebidas e alimentos e constitui o material básico na hora de fazer as caixas térmicas. Outra vantagem do isopor é com relação a sua textura, ele pode ser pintado nos mais variados tons o que permite deixar o trabalho ainda mais bonito e único.

Na hora de pintar o seu trabalho feito em isopor é fundamental escolher a tinta certa, para que dessa forma ela não desbote com o tempo. Existe no mercado uma enorme variedade de cores disponíveis, o ideal é escolher os tons que mais se adéquam ao seu tipo de trabalho.

Materiais

  • Tinta guache da sua preferência ou tinta spray
  • Pincel
  • Lixa

4740569727 91d6701ccf Como pintar isoporv1ctor/Flickr

Passo a passo

  1. Escolha o melhor tipo de isopor para o seu trabalho, existem vários disponíveis no mercado, sendo que uns são mais finos que outros, por esse motivo você pode escolher aquele mais adequado.
  2. Separe um pedaço de lixa para deixar a textura do seu isopor mais fácil de ser, ainda mais se ele for dos modelos mais grossos, isso facilita também na hora de pegar o seu isopor. Mas é importante lembrar que a lixa precisa ser mais fina, pois mesmo que o material escolhido por você seja mais resistente que outros tipos de isopor, ele nunca terá a mesma textura de uma madeira, por exemplo.
  3. Passe a lixa de forma delicada, para que você não prejudique o seu trabalho.
  4. Escolha a tinta que você irá usar, vale lembrar que a tinta guache é mais recomendada pois permite fazer um acabamento melhor que a tinta spray, porém para que a cobertura fique melhor é necessário passar duas mãos de tinta.
  5. Use um pincel macio e dependendo do tamanho da superfície a ser pintada o ideal são aqueles mais finos. As certas precisam também contribuir para fazer uma boa pintura.
  6. Forre o espaço que você irá usar para pintar o seu isopor, principalmente no caso das tintas spray, pois elas costumam fazer uma sujeira maior.
  7. Procure um local que seja seco e muito ventilado, por mais simples que sejam as tintas, elas costumam ter um cheiro forte e devem ser usadas sempre com um pouco de precaução.

4740571809 217087a510 Como pintar isopor/v1ctor/Flickr

Dicas

  • Cuidados com as pequenas bolhas que se formam principalmente na hora de cortar a sua peça de isopor ao criar um trabalho mais elaborado, elas podem prejudicar o resultado final. O ideal é usar um cortador que sejam bem afiados. Existem alguns modelos elétricos que fazem um trabalho perfeito.
  • Passe um produto para fixar a sua tinta, pode ser um verniz incolor, assim a sua tinta irá ficar com um brilho ainda mais acentuado, além de prolongar ainda mais a tonalidade.
  • A principal vantagem da tinta spray sobre a outra é com relação à secagem, que é mais rápida.

O isopor pode se tornar até um artigo de luxo quando bem trabalhado. Sendo que escolher a tinta mais adequada é fundamental para deixar o seu trabalho ainda mais bonito.

Boa sorte!

(imagem destaque:v1ctor/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !