Como pintar o cabelo


5697504613_1a2e7cb3fa_b

Para conseguir uma aparência bonita, a mulher faz verdadeiros malabarismos: unhas pintadas, depilação, maquiagem, tratamento de pele, tratamento de cabelo (que inclui corte, escova, hidratação, alisamento, tintura, etc). Mas tudo isso tem um custo, e muitas vezes muito alto.

Uma pesquisa mostrou que o gasto médio em um salão popular, para cuidados básicos do cabelo – corte, hidratação e escova – não sai por menos que 100 reais. Se acrescentar a tintura, o preço duplica ou até triplica. O que fazer então quando o dinheiro está curto e não há  condições de ir a um salão com frequência?

Aqui daremos dicas de como pintar seus cabelos em casa, não só pela economia financeira, mas também porque muitas não tem tempo ou paciência para ficar horas em um salão.

Mas atenção! A coloração caseira, embora fácil, exige alguns cuidados.

Acompanhe o passo a passo, para nada dar errado:

 O que você deve saber sobre TINTAS antes de começar a coloração caseira:

1- Tinta não clareia tinta.

Se o seu cabelo já tem coloração, use sempre tintura da mesma cor ou muito próxima dela.

2- Não tente escurecer seu cabelo sozinha. Se ele for loiro por tinta, luzes ou reflexos, jamais aplique uma cor escura sobre ele, pois, além de manchar, você pode deixá-lo verde. Pintar um cabelo nada mais é que uma reação química, e, se você misturar tinta de uma cor, com tinta de outra que já estava no cabelo, as cores reagirão entre si causando um grande estrago.

3- Se você tem muitos cabelos brancos na raiz, misture à cor escolhida 1/3 da cor de base.

Mas o que isso significa?

Você pode reparar que na caixinha da tinta que você comprou, além do nome da cor, existe um número também. É ele que vai importar. Os números mais altos são as cores mais claras e os mais baixos as mais escuras. Veja:

  1. Preto azulado
  2. Preto,
  3. Castanho escuro,
  4. Castanho,
  5. Castanho Claro,
  6. Loiro escuro,
  7. Loiro médio,
  8. Loiro,
  9. Loiro claro,
  10. Loiro claríssimo.

Repare também que, em algumas cores depois do número, há outro número. Por exemplo: 7.4 ou 8.6 ou 4.3 etc. Isso significa o reflexo diferente que a cor terá.

  1. Acinzentado,
  2. Arroxeado,
  3. Dourado,
  4. Acobreado,
  5. Acaju,
  6. Avermelhado,
  7. Mate.

Então se você escolheu a tinta número 5.4, por exemplo – que seria um castanho claro puxado para o cobre – se tiver muitos cabelos brancos, misture junto 1/3 da bisnaga da cor de base que seria o 5.0 – todos os números que tem o zero, são as cores de base com maior poder de cobertura dos brancos.

Agora que você entendeu um pouco a maneira que funcionam as tintas, já é capaz de tingir seus próprios cabelos. As orientações que daremos aqui são de tintura básica. Se quiser radicalizar e mudar totalmente as cores de seu cabelo, procure ajuda profissional.

Material Utilizado:

  • Kit de coloração da cor desejada (escolha sempre marcas confiáveis e produtos de boa qualidade),
  • Capa para proteger a roupa,
  • Creme com silicone para proteger a pele,
  • Pincel próprio para coloração,
  • Cumbuca plástica para misturar a tinta,
  • Luvas,
  • Pente fino de cabo estreito,
  • Presilhas.

Passos a seguir para tingir seus cabelos:

  1. Lave os cabelos 3 dias antes da tintura e não coloque nenhum tipo de creme sem enxágüe.
  2. Faça o teste de alergia se for a primeira vez que usa o produto – Misture 3 gotas do produto com 6 gotas de água oxigenada, passe atrás das orelhas e espere 40 minutos. Lave o local e espere 24h. Se nesse período não coçar ou arder, pode usar sem problemas.
  3. Coloque uma camiseta velha pois, mesmo com a capa, suas roupas podem ser vitimas de manchas.
  4. Coloque a capa protetora sobre os ombros.
  5. Passe uma pomada de silicone no contorno do cabelo, sem tocá-los – na testa, orelhas e  nuca – para evitar que manche a pele.
  6. Desembarace bem os cabelos secos e, com a ajuda do cabo do pente, divida-os em mechas prendendo-as com presilha.

Prepare a coloração: Coloque a tinta e a água oxigenada na cumbuca e misture bem com ajuda do pincel até obter uma mistura homogênea.

Atenção:

Se você precisa retocar a raiz: passe o produto apenas na raiz, espere mais ou menos 30 minutos e só depois puxe o restante do produto para o comprimento, deixando mais 10 minutos – se você pintar tudo por igual a raiz ficará bem mais clara que o restante do cabelo.

Se tiver muitos cabelos brancos: use a dica 3 que demos anteriormente sobre cor base.

Se for passar a tinta apenas para tonalizar: passe o produto por igual em todo comprimento, começando pela nuca

  1. Após aplicar toda a tintura massageie suavemente o cabelo.
  2. Espere o tempo de pausa que é indicado pelo fabricante (contado a partir do término da aplicação).
  3. Retire todo produto com água em abundância – não use xampu neste momento.
  4. Aplique uma máscara de hidratação, deixe alguns minutos e enxágue bem.

 Dicas finais:

Jamais copie a cor dos cabelos da atriz famosa, ou da apresentadora de TV sem saber se combinará com seu tom de pele, suas roupas e seu estilo de vida. Para fazer uma mudança total, procure sempre a orientação de um bom cabeleireiro.

Leve em consideração o volume e comprimento de seu cabelo na hora de comprar a tinta. Pode ser que você precise de 2 ou 3 kits.

Após colorir os cabelos invista sempre em xampus e condicionadores específicos para cabelos tingidos.

Faça hidratação semanalmente.

 Animada para começar e arrasar no visual? Então corra para a loja e compre seu Kit, siga as instruções dadas aqui e fique linda! O melhor é que, com o dinheiro que economizou, você pode comprar um sapato, acessório, ou uma roupa nova! Você merece!

Boa sorte!