Como pintar um guarda roupa


pinkpucca

Como a decoração de ambientes recebendo influências dos estilos vintage e retrô, dispensar um móvel só porque está velho está fora de moda. As palavras de ordem são: customizar, restaurar e pintar. Para obter um guarda roupas em estilo retrô pinte em cores vibrantes como pink ou amarelo. Para conseguir um efeito provençal pinte de branco, nude ou com efeito pátina. Para um visual aconchegante deixe a madeira aparente e passe um verniz, fica lindo se colocado em um quarto onde a cor branca predomine. Escolha o estilo e aproveite o passo a passo e as dicas a seguir para restaurar seus móveis antigos em novos e estilosos.

LizMarie AK Como pintar um guarda roupaLizMarie_AK / Flickr

Material de pintura

  • Tinta esmalte acetinado (a quantidade depende do tamanho do móvel, leve as medidas na loja e o atendente certamente lhe ajudará a comprar a quantidade certa);
  • 5 lixas de madeira Nº150 para um guarda roupas de 6 portas;
  • 1 litro de aguarrás;
  • Pano velho de algodão;
  • 1 rolo de espuma de 10 cm de largura;
  • 1 trincha de 2 polegadas;
  • ¼ de massa de madeira (opcional).

Dica: se o seu móvel está precisando além de pintura de algum reparo na montagem, deixe essa fase para depois da pintura. Aproveite portas e gavetas soltas para pintá-las separadamente, facilitando o trabalho. E deixe para comprar novos puxadores após pintado, pois assim saberá escolher os melhores puxadores, aqueles que combinam com a “nova cara” do móvel.

schnaars Como pintar um guarda roupaschnaars / Flickr

Como fazer

  1. Lixe o móvel para tirar a tinta velha e possíveis imperfeições. Se o guarda roupas for grande é importante saber que a fase é demorada e cansativa, se possível convoque um ajudante pelo menos para essa etapa.
  2. O móvel precisa ficar uniforme. Limpe com pano de algodão úmido para tirar a poeira formada pela lixa.
  3. Com o móvel lixado, limpo e bem seco é hora de iniciar a pintura. Para isso dilua a tinta com 10% de aguarrás.
  4. Aplique a primeira demão de tinta, com o rolo e aguarde para secar, pode levar algumas horas.
  5. Após a secagem, corrija possíveis buraquinhos com massa de madeira, se assim desejar e aguarde a completa secagem, por aproximadamente 1 hora.
  6. Lixe novamente para uniformizar a superfície, especialmente onde foi aplicada a massa de madeira.
  7. Limpe novamente para retirar poeira.
  8. Aplique a segunda demão de tinta esmalte e aguarde 24 horas para secagem.
  9. Se achar necessário aplique a terceira demão, nem sempre essa terceira é necessária, analise o caso e decida por passar mais uma ou não.
  10. Chame com montador de móveis para ajustar onde o móvel não está firme.
  11. Leve um dos antigos puxadores a uma loja que venda esse tipo de objetos e compre novos puxadores. Levar um puxador é importante para evitar que compre um que não se encaixa no móvel. Se os puxadores das portas e das gavetas forem diferentes, leve um de cada um.

schnaars 1 Como pintar um guarda roupaschnaars / Flickr

Variação

  • Se desejar fazer efeito pátina, procure por um tutorial específico dessa técnica, mas vale ressaltar que os primeiros 5 passos desse passo a passo são necessários para aplicação dessa técnica.
  • Quem domina a técnica decoupagem pode aplicar em uma parte do guarda roupas já pintado, por exemplo na frente das gavetas ou de uma porta, por exemplo.

Aproveite esse passo a passo e renove sua mobília antiga. Está em alta e seguindo esse passo a passo, você renova a decoração e economiza!

Boa sorte!

Imagem destacada: pinkpucca / Flickr