Como plantar a grama esmeralda


Grass_closeup

Você já pensou em revestir o quintal de sua residência com um lindo e macio gramado, capaz de garantir o paisagismo e valorizar as qualidades estruturais do seu lar?

Neste caso, a melhor indicação é a grama esmeralda, que é o tipo de gramado ideal ao ambiente doméstico, dando origem à um belíssimo tapete verde revestido com uma folhagem delicada e de fácil manutenção. A grama esmeralda pode ser encontrada sob a forma de placas ou sementes em qualquer loja botânica ou estufa do país.

Acompanhe agora o passo a passo da plantação de grama esmeralda e veja como é simples ter um jardim invejável em sua casa.

800px Green Grass Como plantar a grama esmeraldaMarcusObal/Wikimedia Commons

Como plantar a grama esmeralda

  1. Local de plantio: Escolha um local que receba radiação solar direta e intensa. A grama esmeralda não resiste ao sombreamento, sendo este um fator que limita tanto o seu desenvolvimento como também sua aparência característica. Além disso, em locais com muita sombra, a presença de fungos é mais frequente, o que acaba impactando negativamente na coloração deste tipo de grama.
  2. Solo: O ideal é que seja escolhido um solo fértil, utilizado anteriormente para outros tipos de plantações. Utilize uma enxada e retire todo o tipo de objeto existente no local, inclusive as mudas restantes de espécies vegetais diferentes. Irrigue o solo todos os dias por duas semanas, despejando terra preta e fertilizante em pequenas quantidades no local, dia sim, dia não.
  3. Plantação: Uma vez preparado o solo, aplique adubo orgânico na terra antes da despejar as sementes ou colocar a placa no local apropriado. Irrigue mais uma vez o solo com abundância e inicie a plantação manualmente.
  4. Sementes – Utilize um rastelo para abrir pequenos buracos no solo e jogue poucas sementes em cada área de plantio. Em seguida, use a enxada para cobrir as sementes com a terra retirada anteriormente, sem pisar em cima delas.
  5. Placas – Com o solo bem encharcado, basta estender as placas sobre a terra e retirar as sobras e cantos com um facão de acordo com as características estruturais da área de plantio. Feito isso, é só irrigar o solo novamente e evitar o máximo possível andar sobre o gramado pelas próximas três semanas.
  6. Cuidados pós-plantação: Ao finalizar o plantio, não se esqueça de irrigar o solo na garantia de que as placas ou sementes se unam com maior facilidade com a terra. Oriente aos seus familiares para que não andem sobre o gramado, principalmente nas duas primeiras semanas após a plantação. Irrigue a grama esmeralda todos os dias pela manhã ou no ao entardecer e acompanhe os resultados. Conserve seu gramado aparando-o de três em três meses.

4086674945 b0912ab20c Como plantar a grama esmeraldatreesftf/Flickr

Dicas de conservação

  • A grama esmeralda não é recomendada para áreas residenciais ou comerciais muito acessadas. O pisoteio será prejudicial para a sobrevivência da espécie;
  • Nas duas primeiras semanas de plantio, aplique fertilizante no solo, em especial nas áreas onde a radiação solar é mais intensa durante todo o dia;
  • Utilize uma roçadeira profissional ou tesoura de jardineiro para efetuar a poda de seu gramado trimestralmente.

2128163321 7a3a44035a Como plantar a grama esmeraldaThe Wandering Angel/Flickr

Esses são os procedimentos necessários para a plantação eficiente da grama esmeralda, garantindo um magnífico jardim nas imediações de sua residência.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Tim Horton Tim Horton/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !