Como plantar abacaxi


270420595_21dc7aabdb

Plantar abacaxi em casa é uma ótima forma de decorar um ambiente com essa exótica fruta, além de dar a possibilidade de comer a fruta fresca e ainda mais saborosa. Saiba mais sobre o abacaxi, seus benefícios e características, e como plantar em casa.

Características gerais

Por possuir uma espécie de coroa em sua parte superior, o abacaxi também é conhecido como o rei das frutas. Ele também possui diversos espinhos em sua extensão, por isso faz parte de um ditado popular que se refere à algo como “espinhoso” quando o resultado não é o que se espera.

4252316834 1a144b8725 Como plantar abacaxiluizgustavoleme/Flickr

Ele é rico em ferro, magnésio, fibras e as vitaminas B1, B6 e C. É uma fruta que pode ser utilizada em sua totalidade (além da polpa), pois seu miolo e casca pode ser utilizado para fazer saborosos sucos. Suas propriedades fazem dele um bom alimento para prevenir resfriados e melhor a circulação sanguínea. Cultivá-lo em casa possibilita comê-lo em sua versão de fruta ou preparar geleias, sucos, licor, vinho etc.

Condições para cultivo

Como qualquer planta ou fruta, o abacaxi também suas condições ideais para um crescimento saudável e consistente. O abacaxi é uma fruta tropical que deve ser cultivada em temperaturas médias de aproximadamente 24ºC. Seus limites variam entre 21ºC e 32ºC. Para a produção de suas folhas e raízes, a planta necessita de altas temperaturas, por isso é mais indicada para ser cultivada em locais quentes.

Também não necessita de grande profundidade, pois suas raízes só exploram entre 15 e 20 cm do solo. É extremamente importante não encharcar a planta após o seu cultivo e o seu pH ideal varia entre 4.5 e 5,5.

331253770 782de9f611 Como plantar abacaxiguilhermetardin/Flickr

Como plantar abacaxi

Plantar um pé de abacaxi pode ser possível usando a coroa e folhas de uma fruta. Aprenda como:

  1. Corte o abacaxi um pouco mais do que 2 cm abaixo de sua coroa;
  2. Retire toda a polpa da fruta. Apenas a sua dura base central deve sobrar agarrada às folhas;
  3. Aguarde três dias para que todas as folhas sequem;
  4. Corte todas as folhas inferiores e plante apenas a coroa em um recipiente com areia. Ele deve ter um diâmetro de aproximadamente 10 cm;
  5. Deixe o vaso em um local com muita luz e dentro das especificações de temperatura ideal para o seu plantio, em média 24ºC;
  6. Aguarde 1 mês com a planta sobre essas condições;
  7. Após aguardar durante 1 mês, transfira o abacaxi para um vaso com pouco mais de 2 cm de diâmetro. Ele deve ser preenchido com areia, trufa e terra fibrosa;
  8. Se julgar necessário, é permitido adicionar estacas dentro do vaso;
  9. Mesmo que as raízes ainda não sejam visíveis, basta aguardar, pois após um tempo elas certamente aparecerão;
  10. Em média, após 24 meses o abacaxi conseguirá uma aparência fantástica para decorar o seu apartamento;
  11. Na hora de regá-lo, é importante não exagerar na água. A planta deve ser regada duas vezes por semana e no meio de sua coroa.

6112723451 a0c5a785fa Como plantar abacaxiLuiz Fernando / Sonia Maria/Flickr

Aproveite a possibilidade de plantar abacaxi em casa e tenha essa bela planta decorando a sua casa. Após meses de cultivo, ainda existirá a vantagem de provar a fruta fresca com um sabor ainda mais especial.
Boa sorte!
(Imagem Destaque: Vic Lic/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !