Como plantar bonsai


Apesar de parecer uma arte complexa e muito difícil, a realidade é que para fazer um bonsai, a principal virtude que você precisa ter é a paciência. O bonsai é uma arte milenar japonesa, onde o principal objetivo é fazer miniaturas de árvores, que em seu habitat natural teriam vários metros de altura, e colocá-las em vasos pequenos enfeitando os ambientes. Considerado um hobby, o cultivo do bonsai diminui e muito o stress do dia a dia, neste artigo você aprenderá a fazer o seu bonsai. Fique atento a nossas dicas e faça o seu passo a passo.

bonsai1 Como plantar bonsai

Via Flickr

Itens a observar antes do plantio

  • A escolha da planta

A escolha da planta é uma coisa bem difícil, mas todas as plantas podem ser conduzidas para se transformarem em um bonsai. Para uma primeira vez, recomendo que você utilize uma destas: Jabuticabeira, Fícus ou pinheiro japonês. Este ultimo é o mais utilizado, porém o mais complicado de se encontrar.

  • O Vaso

A escolha do vaso é muito importante para plantar o bonsai. O vaso é o limitador de crescimento da planta, pois ele controla o crescimento da raiz. Existem vasos de diversos tamanhos e cores, escolha o que mais combina com a sua planta.

  • O Substrato

O substrato é a mistura de argila com terra é húmus, essa mistura varia de acordo com as exigências de cada planta, estude um pouco da planta que você irá plantar, para facilitar este processo.

Plantando o bonsai passo a passo

Para facilitar neste passo, molhe bem a planta para que ela suporte melhor o processo do transplante para o vaso.

  1. Coloque um arame no vaso e fixe-o nos buracos de escoamento, este arame ajudará a planta a ficar firme até ela fixar as raízes no solo;
  2. Coloque pedras no fundo do vaso para facilitar o escoamento da água, porém tome cuidado para não tampar estes buracos;
  3. Retire a planta do vaso antigo, não se esqueça de tirar todo o solo velho das raízes da planta, e corte a raiz deixando apenas 1/3 dela na planta;
  4. Coloque a planta no vaso e a prenda no arame;
  5. Complete o vaso com o substrato deixando a terra no nível da borda do vaso.
    bonsai2 Como plantar bonsai

    Via Flickr

Manutenção do bonsai

Rega

Depois de plantado regue o seu bonsai conforme o clima. Se estiver muito quente podem ser necessárias duas regas por dia; se estiver um clima ameno, uma rega a cada 2 dias será o suficiente

Luminosidade

Procure descobrir qual a luminosidade que sua planta necessita para seu desenvolvimento, e adapte conforme suas necessidades.

Adubação

Prefira os adubos orgânicos aos químicos pois apresentam riscos menores.

Troca de vaso

Em quase todos os casos a troca de vaso é feita de dois em dois anos, porém deve ser avaliado o crescimento radicular da planta para que essa decisão seja tomada.

bonsai3 Como plantar bonsai

Via Flickr

Com todas estas dicas fica muito mais fácil fazer o seu primeiro bonsai ou aperfeiçoar a sua técnica. Boa sorte com o seu bonsai!