Como plantar caqui chocolate


p1

Tendo a sua origem na China, além de ser bastante popular no Japão, o caqui é uma fruta doce, com o tamanho aproximado de uma maçã. Sua apreciação deve-se não só à sua doçura agradável, mas também por ser uma fruta rica em água, o que garante importantes benefícios à saúde.

O caqui apresenta-se em diversas espécies, porém, o mais comum e popular é o caqui chocolate. Sobre o seu cultivo, a fruta é totalmente adaptável ao clima brasileiro: suas melhores condições de sobrevivência concentram-se em ambientes de clima subtropical e temperado.

2 F550x4503 Como plantar caqui chocolate

Via Flickr

Muitos pensam que logo que a muda seja plantada, a árvore produzirá frutos. Porém, não é bem assim. O caquizeiro só começará a produzir frutos 4 anos após o plantio, em média. Paciência é necessária. Talvez por este motivo os orientais sejam os maiores produtores da espécie!

Apesar dos quesitos favoráveis, existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o plantio e cultivo da espécie. Confira as principais dicas e o passo a passo de como plantar caqui chocolate.

4 F550x4501 Como plantar caqui chocolate

Via Flickr

Como plantar caqui chocolate

Materiais:

Para plantar o caqui chocolate envasado, serão necessários os seguintes itens:

  • Mudas de caqui chocolate;
  • Terra para vaso;
  • Manta acrílica para drenagem;
  • Pedra britada ou argila expandida;
  • Vasos;
  • Casca de pinus ou substrato.

Passo a Passo:

  1. No fundo do vaso, faça um dreno utilizando a pedra britada ou argila expandida. A espessura ideal da argila expandida é de aproximadamente cinco centímetros;
  2. Cubra com a manta acrílica para drenagem, além de uma camada de areia grossa (cerca de três centímetros);
  3. Sob a areia, aplique uma pequena quantidade de terra para vaso;
  4. Coloque a muda no vaso, preenchendo o espaço restante com terra para vaso;
  5. Assente, deixando a terra bem firme, e irrigue a muda, moderadamente;
  6. Para finalizar, acrescente casca de pinus ou substrato.

Dicas de Cultivo:

  • Para melhor crescimento da planta, mantenha o vaso em local arejado e ensolarado. Árvores frutíferas preferem ambientes ensolarados;
  • Mantenha uma constante análise da muda, durante o seu crescimento. Elimine ramos longos e “machucados’’;
  • Irrigue com cuidado. Água em excesso implica na perca de nutrientes. Uma dica interessante para sentir a necessidade de irrigação, é tocando a terra: se estiver úmida, não é necessário irrigar. Caso esteja seca, a reposição de água é essencial;
  • O surgimento de pragas pode ser retirado manualmente, utilizando uma esponja umedecida com detergente. Evite utilizar venenos e outros produtos químicos. Isso pode ocasionar lesões nas folhas da planta, criando lesões desnecessárias;
  • A adubação orgânica, com húmus e esterco é necessária apenas 1 vez à cada seis meses.
3 F550x4503 Como plantar caqui chocolate

Via Flickr

Informações Adicionais:

Os itens relativos a plantio em si, tais como: manta acrílica para drenagem, terra para vaso, substrato e argila são encontrados em lojas especializadas em equipqmantos e acessórios para jardinagem. Há alguns supermercados onde a terra para vaso podem também ser encontrada.

Já as mudas de caqui chocolate devem ser adquiridas de forma correta. Nunca arranque pedaços de um pé de caqui tomate já crescido, visto que o mesmo poderá morrer e não produzir mais frutos.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !