Como plantar crotalária


Via Flickr

A crotalária é uma planta leguminosa, que vem sendo conhecida por seu diferencial em acabar com o mosquito da dengue. Usada comumente por agricultores como adubação verde e no controle de solos, a crotalária é conhecida por sua grande capacidade de atrair as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e também dos mosquitos adultos aedes egipys, (o mosquito transmissor da dengue) assim como outros tipos de pernilongos.

Conhecida dos agricultores, por sua característica de ajudar a polinização de lavouras como por exemplo o soja e também o maracujá, já que suas flores atraem além das libélulas, abelhas que fazem a polinização, aumentando o volume de frutos por pé, e também por sua grande quantidade de oxigênio que faz dela o adubo verde ideal para lavouras e hortas, sendo que controla o nematoide nas lavouras e também em jardins e quintais ( a falta de oxigênio do solo).

4647111478 3a77d7e847 Como plantar crotalária

Via Flickr

A crotalária por ser uma leguminosa com muita fibra, é usada na fabricação de celulose, sendo que de suas fibras são feitos papeis que normalmente é embrulhado os cigarros.

Bem com todas essas vantagens é aconselhável ter em nosso quintal ou jardim algumas crotalárias para ajudar até mesmo no combate ao aedys egipys, e também como adubação orgânica para as outras plantas.

Vamos agora ensinar como plantar e cuidar da crotalária.

Passo a passo de como plantar e cuidar da crotalária

  1. A crotalária prefere solo fértil , e locais frescos.
  2. Faça covas de 2 cm de profundidade, e 50 cm de distancia entre cada cova. Coloque em cada cova 2 sementes de crotalária
  3. Regue diariamente na fase do nascimento da semente. Tendo o cuidado para não deixar o solo muito encharcado.
  4. A crotalária requer os cuidados básicos que geralmente temos com as outras plantas de nosso quintal ou jardim.
  5. Com um florescimento muito rápido em media em 90 dias no maxímo em 120 dias depois do plantio.
  6. Por ser uma planta com alta toxidade é aconselhável ter um cuidado especial com animais domésticos, pois sua toxidez é cumulativa, no fígado. O que faz da crotalária uma planta perigosa para aves e animais herbívoros. Sendo aconselhável manter esses animais assim como pequenos animais domésticos longe da plantação de crotalária.
  7. A crotalária se adapta bem a seca e ao clima quente. Mas não suporta o frio constante, que acaba por matar as plantas pequenas. Por essa sua característica, é indicada no Brasil para região norte, sudeste, centro oeste.
  8. A crotalária suporta bem a meia sombra, se adapta com grande facilidade a pouca luminosidade, o que torna possível seu plantio conjugado, por exemplo, com o maracujá, em baixo de latadas. Onde seu cipó se mistura com o maracujá, e  sua capacidade de atrair as abelhas e as libélulas, trás um aumento significativo na colheita do maracujá, assim como do soja e de muitas outras culturas que necessitam da polinização para o aumento dos frutos.

Com todas essas qualidades acredito ser muito importante ter em casa alguns pés de crotalaria, para ajudar no combate aos pernilongos assim como na melhoria do solo. Desde que tenhamos os cuidados necessários com os animais domésticos.

4647111288 d1f7c3d1f6 Como plantar crotalária

Via Flickr

A crotalaria é sem duvida uma das plantas hoje consideradas como benéfica ao meio ambiente, por sua contribuição no controle natural do aedys egipys. Sendo sempre bom reforçar que não resolve apenas plantar a crotalária, mas tem se também que ter todos os cuidados que são divulgados para evitar a água parada, e o acumulo de sujeiras em quintais e jardins.

Bem além de todos esses benefícios a crotalária nos brinda com belas flores amarelas com rajas vermelhas, de uma beleza campestre e perfeita.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post