Como plantar Eucalipto


Eucaliptos são arvores que crescem rapidamente e fornecem uma grande quantidade de opções para a fabricação de produtos de primeira necessidade.

Fonte de energia, o Eucalipto supre as necessidades energéticas tanto de indústrias siderúrgicas, quanto do produtor rural, que utiliza equipamentos a lenha, como secadores, em sua propriedade. Papel e celulose estão também entre os produtos originados do Eucalipto, que, além de tudo isso, fornece uma grande variedade de elementos capazes de criar remédios, balas, produtos de limpeza e aromatizantes.

O Eucalipto também vem adquirindo importância na construção civil, tanto de imóveis rústicos quanto de construções sofisticadas. Em termos de decoração, a madeira do Eucalipto está presente em móveis de todos os formatos e utilidades.

Plantar essa árvore é uma atividade gratificante e lucrativa, que oferece mais uma opção de renda aos produtores rurais, mesmo levando em conta o tempo necessário para começar a extração. Confira algumas dicas.

393 Como plantar Eucaliptojar (off for a while)/Flickr

Como plantar Eucalipto

A maior parte das plantações da árvore possuem finalidade econômica, portanto, é preciso escolher a espécie mais adequada e buscar informações sobre o tipo de manejo. Encontrar a espécie adequada, de acordo com o intuito do produtor, é uma tarefa que pode ser facilitada através do estudo do mercado atual e futuro, incluindo a pesquisa sobre a existência de fábricas que consomem madeira ou indústrias químicas, que possam ter interesse na produção.

Na escolha da espécie a ser plantada devem ser considerados:

Finalidade do cultivo

Produção para fornecer as indústrias moveleiras, químicas, construção civil, produtores rurais, etc.

Solo e clima da região

O Eucalipto precisa de solo profundo e não se desenvolve em locais com muita umidade e terra encharcada. O solo deve ser fértil e livre de pragas. O manejo adequado pode corrigir os problemas do solo. É importante contar com a ajuda de profissionais conhecedores do assunto ou mesmo as entidades de auxilio ao produtor. Quanto ao clima, as geadas são os fatores que mais prejudicam a produção.

2100 Como plantar Eucaliptodorfun/Flickr

Produtividade

É possível escolher uma espécie que produza madeira de alta qualidade, adaptada ao solo e clima da região, que seja resistente a pragas e, mesmo assim, ter pouco retorno, com produções mínimas. Portanto, tudo depende do manejo adequado e de estudos constantes.

Sementes melhoradas

Procure adquirir sementes através de produtores especializados, como universidades, empresas florestais tradicionais e instituições de pesquisa. Nesses locais, será possível obter informações de valor sobre cultivo, manejo, colheita e outros dados de acordo com a espécie escolhida de Eucalipto.

Plantio

Para o plantio, devem ser seguidos os passos abaixo:

  1. Produza mudas, em recipientes plásticos. O tamanho ideal das mudas para o plantio é quando atingem 25 cm;
  2. Prepare o solo descompactando-o e fazendo o controle e eliminação de pragas;
  3. Faça covas manuais com pelo menos 30 cm de profundidade para plantar as mudas;
  4. Proceda a adubação do solo de acordo com os níveis apresentados de fertilidade, incluindo a calagem, se necessário;
  5. O espaçamento mais conhecido para o plantio é de 3 m x 2 m, porém, essas medidas podem ser modificadas conforme a variedade da espécie e o tipo de produção que se deseja. Plantas para extração de madeira precisam de determinado espaço, e assim por diante;
  6. O tratamento deve ser feito com capinas e roçadas sempre que necessário, pois, nos primeiros meses de cultivo, o Eucalipto é muito sensível a ervas daninhas;
  7. O cultivo consorciado pode ser feito utilizando o terreno para plantio de feijão, soja e milho, para geração de maior renda ao produtor;
  8. Cerque a região para evitar a entrada de animais e proteja contra incêndios.

1103 Como plantar EucaliptoCarlos Alejo/Flickr

Este é um assunto bastante complexo, por isso, aconselhamos a buscar maiores detalhes junto a entidades especializadas no assunto.

 

(Imagem destaque: Carlos Alejo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !