Como plantar guanandi


guanandi

O guanandi é uma árvore brasileira da família Calophyllaceae. Sua altura pode chegar a 20 a 30 m e seu tronco pode chegar a medir cerca de 40 a 60 m de diâmetro.

O guanandi está presente na maioria dos estados brasileiros. É uma árvore que pode se adaptar a terrenos pobres, com terras cheias de pedras ou sujeitas a inundações.

Sua casca produz um látex de coloração esverdeada e seus frutos possuem uma polpa branca viscosa.

guanandi5 Como plantar guanandi

Via Flickr

É a única árvore no mundo capaz de germinar embaixo d’água ou em mangues. Os frutos de guanandi também apresentam grande resistência, sendo capazes de atravessar o oceano Atlântico e chegar a solo africano.

A árvore tem seus frutos amadurecidos entre abril e junho. Veados, macacos e morcegos são os animais que mais se alimentam dos frutos dessas arvores.

Sua madeira pode ser usada na fabricação de canoas, vigas para construção civil, marcenaria e carpintaria.

A madeira de guanandi não apodrece na água e é mais leve que o carvalho, sendo utilizada na fabricação de tonéis de vinho. Também é utilizada na construção de navios.

Além de sua madeira ser muito útil na produção de móveis, o látex da casca tem utilidade medicinal sendo essencial na produção do bálsamo de landim usado para curar úlceras do gado.

O retorno financeiro do guanandi é muito alto, mas apesar de ter elevado custos de plantio, seu preço de corte ultrapassa o eucalipto e o pinus.

Por aceitar o clima mais austero do sul e ser menos exigente em relação à qualidade de solos, o guanandi é uma ótima opção de plantio.O sistema radicular da árvore pode recuperar e fertilizar o terreno onde é plantado, ao contrário de outras árvores que podem estragar o solo onde são cultivadas.Muitos empresários optam pelo guanandi por ser uma árvore de fácil plantio e reflorestamento.

guanandi3 Como plantar guanandi

Via Flickr

Como plantar

O valor do plantio de guanandi é de 2.000 R$ por hectare, sendo que cada muda da árvore custa em média dois reais. Cerca de 20 anos é o tempo que leva para a árvore chegar ao tamanho ideal de corte.

Não é exigida muita mão-de-obra na hora do plantio. Uma pessoa pode ser capaz de plantar 200 mudas em uma área de 50 hectares.

A plantação deve ser iniciada nos meses de chuva. Nos dias de seca, a planta necessita de 20 litros de água a cada três dias.

Para que a plantação tenha um bom desenvolvimento é necessário que seja feita adubação à base de nitrogênio, potássio e fósforo.

A cada ano deve ser eliminado um terço da copa para que não venham ocorrer bifurcações no tronco e comprometer o crescimento da árvore.

Deve-se tomar cuidado com as formigas cortadeiras no primeiro ano de cultivo. Depois de um ano a planta produz um líquido para afastar as formigas e outros insetos.

Recomenda-se também fazer sombreamento na fase de viveiro das plantas.

guanandi4 Como plantar guanandi

Via Flickr

É aconselhável um plantio misto com espécies pioneiras e secundárias sendo evitado o plantio puro a pleno sol.

Boa sorte!