Como plantar macadâmia


macadamiacapa

Nativa de terras australianas, a macadâmia é um vegetal pouco conhecido pela maioria da população brasileira, mas já apresenta significativo crescimento quanto ao número de pedidos nas lojas de produtos naturais e botânicos.

Os frutos da macadâmia, que possuem o mesmo nome da árvore, caem das plantas assim que amadurecem, sendo que sua colheita pode ser feita por qualquer pessoa. A macadâmia não contém colesterol e possui antioxidantes que rejuvenescem as camadas da pele, principalmente em pessoas que já passaram da faixa dos cinqüenta anos.

macadamia Como plantar macadâmia

Via Flickr

Este vegetal é riquíssimo em gorduras monoinsaturadas que ajudam na prevenção de doenças cardíacas, bem como diminuem os índices de colesterol considerados ruins à saúde do ser humano. O lado negativo da macadâmia está no alto teor calórico contido em seus frutos que não serão nocivos à vida de um indivíduo se forem consumidos com responsabilidade e sem excesso.

Já foram catalogadas dez espécies diferentes de macadâmia, as quais somente seis delas podem ser ingeridas pelo homem; as outras são consideradas tóxicas, prejudiciais à saúde e ao bom funcionamento do organismo. Os benefícios e ações da macadâmia são parecidos com o da oliva, um dos frutos mais utilizados e conhecidos do mundo todo.

Como plantar macadâmia 

  • Área: É necessária uma boa área disponível para a plantação da macadâmia, cerca de 15 X 10 de largura e altura, bem como uma boa qualidade do solo. Prepare o solo com fertilizantes e adubos por três semanas antes de acrescentar as sementes ou mudas da macadâmia, a fim de deixar o solo mais vivo e saudável para gerar frutos também vivos e saudáveis.
macadamia2 Como plantar macadâmia

Via Flickr

  • Época de Plantio: Recomenda-se a plantação da macadâmia em períodos chuvosos, pois o solo precisa estar bastante úmido possibilitando o fortalecimento da raiz. Estima-se que em condições favoráveis, a árvore de macadâmia demora três meses para despontar da terra, sendo muito importante cultivá-la com atenção e conhecimento;
  • Cultivo: É necessário livrar a macadâmia das ervas daninhas e manter suas plantas sempre podadas. A irrigação do solo deve ser feita todos os dias, pela manhã ou ao final da tarde, umedecendo tanto o solo como também o caule da árvore;
  • Colheita: O tempo entre o plantio e a primeira safra de frutos da macadâmia é de três anos. Eles caem naturalmente da árvore. Após recolher as macadâmias, é preciso deixá-las secar ao sol em um recipiente ou espalhadas em local limpo.

O preço das nozes de macadâmia no mercado é altíssimo e a explicação para isso se dá pelo fato de que a maior parte do fruto é constituída de pura casca, deixando o vegetal pequenino depois de descascado para consumo. Além disso, o tempo de cultivação e safra é demorado, fazendo com que a procura por esta iguaria seja maior e mais valorizada no comércio.

macadamia3 Como plantar macadâmia

Via Flickr

A macadâmia pode ser torrada, triturada e misturada a receitas de bolos e tortas, ou consumida livremente, depois de limpa e seca. Trinta gramas deste vegetal diariamente já é suficiente para o controle dos níveis de colesterol no sangue e o bom funcionamento do intestino.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post