Como plantar melancia


8097949974_a83692e77b

A Melancia é uma fruta tipicamente brasileira, os primeiros frutos foram trazidos da África pelos negros que vinham de Banto e do Sudanês. Logo caiu no gosto da população local devido o seu gosto suave e ao mesmo tempo doce, vale lembrar que por ser composto na sua maioria por água, é um ótimo alimento a ser consumido na hora de seguir uma dieta para perder peso.

Em 1991 o IBGE divulgou um balanço sobre a quantidade de plantação dessa planta no país e a produção local foi superior a 140 milhões de toneladas. Os principais estados produtores são São Paulo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. Os agricultores que ganham a vida da plantação dos frutos precisam seguir uma série de regras e processos para que a melancia se torne ainda mais saborosa e agradável aos olhos.

Aprenda como plantar melancia

Muitas pessoas costumam se aventurar em novos tipos de atividade, uma delas é a plantação da melancia, apesar de ser uma fruta relativamente fácil de ser produzida, é necessário levar em consideração algumas dicas básicas.

8097950460 fe0d23ab63 Como plantar melanciaagenciasdenoticiasacred/Flickr

Materiais

  • Terra para preparar o solo
  • Sementes ou mudas de melancia

Passo a passo

  1. Prepare o solo que você irá fazer a sua plantação de melancia. Se você não tiver muito espaço disponível, você poderá fazer uma mini-plantação. Faça pequenas covas onde você irá plantar as suas melancias, em cada uma desses pequenos buracos precisam ser colocados esterco, superfosfato e cloreto de potássio, isso irá fazer com que as suas frutas ficam realmente saudáveis. Esse material pode ser encontrado facilmente em casas especializadas.
  2. Prepare o solo com muita antecedência para receber a sua plantação, segundo os mais experientes esse período deve ser de no mínimo dois meses.
  3. Escolha o período adequado do ano para plantar, os meses de agosto e setembro são considerados os ideais. Evite o período de muita chuva, isso poderá destruir a sua plantação.
  4. Faça covas que tenham no máximo três centímetros de profundidade, não mais que isso para você não correr o risco de arruinar a sua semente.
  5. Cubra totalmente as suas sementes após plantar, isso irá garantir que elas germinem, regue regularmente e por volta do 30º dia você deverá fazer uma espécie de “limpeza”, ou seja, as plantas consideradas mais fracas, ou que não vingaram, precisam ser arrancadas.
  6. Aguarde até que as flores estejam bem vivas, isso significa que os frutos já estão se preparando para nascer, o processo total após esse ponto dura cerca de 40 dias.

Dicas

  • O processo total de uma plantação de melancia, desde o momento da plantação, até as flores e o fruto dura em média quatro meses, por esse motivo é preciso ter paciência.
  • É normal que os pés de melancia se espalhe pelo chão e que em algum momento os galhos se cruzem, não se preocupe caso isso ocorra em algum momento.
  • Prefira colher os frutos que já estiverem maduros logo nas primeiras horas do dia, além de saborosas por estarem mais fresquinhas, você ainda poderá aproveitar os primeiros raios de sol.

3378859918 2fb455573c Como plantar melanciaguitavares/Flickr

A melancia serve de base para várias receitas, mas ela pode ser uma ótima opção de sobremesa saudável, por exemplo. Faça a sua própria plantação e boa sorte!

(imagem destaque:agenciasdenoticiasacred/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post