Como plantar mogno


Saber plantar algo é um dom de poucos. Muitas pessoas hoje, com a correria do dia a dia, não separam um tempo para esse tipo de atividade. Ela é muito boa de se fazer, serve como terapia para a alma, proporciona bem estar e conforto. Se você ainda não experimentou plantar nenhuma semente, não sabe o que está perdendo. Vale muito a pena ter o hábito constante de plantar. Tenha também essa experiência maravilhosa!

Uma planta que você pode plantar é o mogno. Aqui vamos ensinar como é feita sua plantação, algumas características que ela possui, tamanhos e outros detalhes. Aprenda como plantar o mogno e obtenha muitas vantagens e benefícios onde que que você a plante. Atualmente, ela tem trazido benefícios financeiros por se tratar de uma madeira de ótima qualidade e apresenta bom estado de conservação.

mogno1 e1355867315521 Como plantar mogno

Via Flickr

Para quem deseja fazer um investimento a longo prazo, essa é uma boa maneira. Até porque com a extinção de muitas madeiras na região amazônica, o mogno pode lhe gerar uma excelente renda.

Algumas informações do mogno

  • É a árvore com maior resistência ao controle de pragas;
  • É da região amazônica, bastante explorada, uma madeira bem valorizada e uma madeira de qualidade;
  • Seu crescimento é rápido;
  • Ela é muito cultivada no sul do Brasil (faz muito sucesso) e no Caribe;
  • Muito útil na fabricação de móveis, pois, tem facilidade para sua fabricação, além da beleza que ela proporciona depois de polida. Também serve para os instrumentos musicais, possui um timbre característico e que produz um bom som. Sua ressonância sonora é excelente, no caso, serve para violões e guitarras, como também alguns instrumentos de percussão;
  • Precisa haver um espaçamento  de quatro metros de distância entre as árvores;
  • Existem dois tipos de mogno: o africano e o brasileiro;
  • As madeiras de mogno africano se tornaram bastante comercializadas devido à sua produção de móveis com alto padrão de qualidade, duráveis. Pode ser altamente satisfatório o seu cultivo já que possui alto valor comercial chegando em média a gerar 6 milhões de reais a cada 100 hectares.
    mogno2 Como plantar mogno

    Via Flickr

Como plantar

  1. Escolha um local com buraco de 30 a 40 cm de profundidade, coloque esterco no fundo do buraco;
  2. Depois, tire as mudas do saquinho que você comprou, enterre-as. Misture agora com areia média, ao seu redor;
  3. Coloque calcário para afastar os cupins;
  4. Faça a irrigação com água sempre que possível para que se desenvolvam;
  5. Após o plantio, recolha todos os saquinhos de muda para que não prejudique que elas cresçam;
  6. Pronto, sua planta mogno já está perfeita e totalmente disponível para se desenvolver e se tornar uma árvore forte e bem grande.
    mogno3 Como plantar mogno

    Via Flickr

A plantação de mogno tem sido um hábito de muitas pessoas. Hoje você pode notar sua plantação nas regiões de Minas Gerais. O solo é bom e a germinação ocorre facilmente. Independente se africano ou brasileira, sempre vale a pena você começar a cultivar essa planta. Para quem deseja investir a longo prazo e conseguir bons lucros e ótimos resultados, plante mogno e assim, terá muito sucesso.

Boa plantação e muito sucesso para você no plantio!