Como plantar quiabo


6188869494_580c5e0e1c

De sabor peculiar, o quiabo é uma hortaliça que incrementa o cardápio de muitos brasileiros e que possui características nutricionais de alto valor em termos de vitaminas e cálcio. O fruto do quiabeiro pode ser cultivado em hortas domésticas e geralmente é usado em pratos tradicionais como refogados e saladas.

De origem africana, o quiabeiro chegou ao Brasil através dos escravos e a planta se adaptou bem, desde então, em locais de clima quente e seco. O arbusto pode chegar a 3 metros de altura, com folhas grandes e pilosas, flores brancas com centro mais escuro, frutos alongados e fibrosos que contém sementes redondas e claras. Os melhores meses de produção do quiabeiro ocorrem entre janeiro e maio.

Entretanto, a baba viscosa e transparente, componente que dá liga a muitos temperos e proporciona aquele sabor peculiar do quiabo, é um dos fatores que muitas vezes impede a degustação de pratos típicos por parte de alguns. Neste caso, é possível eliminar a baba do quiabo cortando as pontas do fruto, após mergulha-lo por alguns minutos em algumas gotas de limão.

Enfim, para os apreciadores do quiabo e dos seus valores nutricionais, seguem algumas dicas de como cultiva-lo em casa de forma simples e pratica.

5255731553 6dc9b9d13f Como plantar quiaboagriculturasp/Flickr

Onde conseguir a semente

Em primeiro lugar, é necessário que se faça a compra das sementes. Estas podem ser encontradas em lojas de produtos agropecuários, supermercados ou através da internet.

Caso tiver sementes frescas de quiabo em casa, mergulhe-as em uma solução fraca de água e vinagre, 24 horas antes de iniciar o plantio, para que germinem com maior facilidade.

Como fazer a semeadura

Utilize saquinhos plásticos ou outro recipiente para fazer a semeadura. Prepare um substrato feito com pequenas cascas de pinus e húmus de minhoca, colocando apenas uma semente em cada recipiente. Faça a semeadura em locais protegidos até que a planta adquira o tamanho adequado para ser plantada ao ar livre.

Preparação do solo e plantio

As regiões mais adequadas para o plantio do quiabeiro são as de clima quente, tendo em vista que a planta não se desenvolve plenamente em regiões mais frias ou sujeitas a geadas.

Passo a passo

  1. Prepare o solo delineando os canteiros, colocando 2 Kg de adubo orgânico por metro quadrado;
  2. Faça covas com espaço de 1/2 metro entre elas e até 1,40 metros entre linhas;
  3. Acrescente 100g de granulado NPK com cálcio em cada cova;
  4. Coloque as mudas e aperte a terra, fixando-a ao solo. É preciso regar a planta logo em seguida.

Se for plantar apenas uma muda de quiabeiro, escolha um local com espaço no terreno de casa, onde a planta possa receber a luz direta do sol.

Apesar da planta ser resistente à falta de água, é preciso que seja regada regularmente durante todo o processo de cultivo.

5255731437 7a3e9c1478 Como plantar quiaboagriculturasp/Flickr

Colheita

O quiabo adequado para consumo deve medir entre 10 cm e 14 cm, devendo apresentar cor verde intensa e sem manchas escurecidas. Caso o quiabo não seja colhido neste ponto, pode ficar endurecido e fibroso, perdendo as características ideais de consumo. Nos meses mais quentes, geralmente de janeiro a maio, a colheita se inicia cerca de 70 dias após a semeadura.

Boa sorte!

(imagem destaque:agriculturasp/ Flickr)