Como plantar soja


A soja possui uma raiz própria, pois ela tem uma capacidade extraordinária de reparar as falhas de uma produção na lavoura. Além disso, é a planta mais transportada pelos caminhoneiros desse imenso país. Interessante? Aprenda como plantar soja. 

Para alcançar rendimentos agradáveis, os produtores precisam passar por uma batalha um pouco complicada. O primeiro passo para que a soja seja plantada adequadamente, é obter 25 plantas por metro, aproximadamente. Esse procedimento serve para que a mesma possa ter bons rendimentos.

2 Como plantar sojakevin dooley/Flickr

Após ter as 25 plantas por metro, o produtor deverá  ter a atenção redobrada em alguns requisitos. Conheça-os agora:

  • O solo deve estar bem destorroado e com superfície uniforme;
  • O produtor deve acompanhar a operação de semeadura;
  • As sementes devem ter alto valor cultural;
  • Ficar atento ao teor de umidade no solo;
  • Observar a regulagem correta da semeadeira;
  • Observar se a semeadura está sendo feita moderadamente;
  • Se destacar no momento da compactação do solo, isto é, após o fechamento do sulco;
  • Saber a profundidade de semeadura, que geralmente é de 3 a 4 cm.

O solo deve oferecer diversas condições, todas devem ajudar no desenvolvimento da soja. Por exemplo, o lugar onde a soja vai ser plantada deve ser excelente.

Outro detalhe que o produtor deve observar é o controle sobre as ervas daninhas. Na hora de plantar a soja, o individuo deve ficar atento, pois é preciso atenção sobre essa plantação.

A aração e a uniformização da superfície do terreno também precisam atender algumas exigências, principalmente quando o assunto continua sendo a preparação do solo. Após ter passado por uma demanda de processo, o solo está pronto para o plantio. Na hora de colocar a semente, muitos produtores optam por comprar o inoculante – que é a uma das maneiras mais econômicas de fornecer nitrogênio à soja. Esse produto é vendido em pacotes e contém bactérias fixadoras de nitrogênio. Na hora de comprar esse produto, o produtor deverá verificar se ele é indicado para a soja e deve observar a validade. Em hipótese alguma compre produtos vencidos.

1 Como plantar sojaUSDAgov/Flickr

Após comprar o produto, ele deverá passar pela inoculação, ou seja, o processo de introdução de bactérias na soja. Para fazer a inoculação, a pessoa deve usar um pacote de 200 gramas de inoculante. Antes de fazer esse procedimento, é bom alerta-lo que este deve ser feito em uma sombra.

O indivíduo coloca a soja sobre o local escolhido, que pode ser em uma lona, cimento liso ou qualquer outro local de sua escolha. Em seguida, as sementes devem ser umedecidas com água. O pó que vem no saquinho de inoculante deve ser derramado sobre as sementes. Mexa até que elas fiquem cobertas pelo pó.

Para ter uma melhor colagem das bactérias na semente, você pode optar por uma solução de açúcar. Use duas colheres (sopa) de açúcar para 250 ml de água. Feito todo esse procedimento deixe as sementes secando na sombra. Passado alguns minutos, elas estão prontas para o plantio.

3 Como plantar sojadok1/Flickr

Dica

Plantar soja requer muita atenção. Se você ainda não sabe como fazer o procedimento, procure uma pessoa especializada no assunto.

 

(Imagem destaque: edgarpierce/Flickr)