Como preencher nota fiscal


6829369789_df5fca7ac8

A nota fiscal é um documento importante que permite afirmar que o item é seu ou não, devido ao significado de transferência de propriedade que a mesma possui, sendo que, em muitos estabelecimentos, a disponibilização deste documento é exigida por seus clientes, confirmando que o mesmo acabou de adquirir um produto, possuindo o valor da compra e algumas outras informações necessárias.

Principalmente para quem trabalha com estabelecimento de vendas de produtos, a nota fiscal é um item importante que os funcionários da mesma devem saber preencher, muitas vezes sendo o seu cargo, ou até mesmo para um pequeno negócio familiar ou relacionado que acaba oferecendo esta vantagem a seus clientes. Veja, abaixo, como preencher nota fiscal.

Materiais

  • Nota fiscal
  • Caneta preta ou azul

6829534265 021c2560cc Como preencher nota fiscalvictor1558/Flickr

Passo a passo

  1. Preencha o campo natureza da operação. Você deverá especificar neste espaço qual a finalidade que foi dada a negociação, especificando qual o motivo do preenchimento da nota fiscal. Normalmente, em caso de venda de produto, você deverá especificar, na nota fiscal, como venda de produto do estabelecimento, porém muitas pessoas acabam abreviando este item, o que é possível e, muitas vezes, necessário, além de rápido.
  2. Coloque o CFOP. Este campo serve para identificar se a venda do produto foi feita para pessoas residentes do estado ou não, sendo que muitas empresas acabam mandando seus itens por correio juntamente com a nota fiscal, então este item é importante, sendo que há alguns códigos para a melhor identificação, sendo que 5.101 significa que a venda foi realizada dentro do estado e 6.101 o contrário, fora do estado.
  3. Introduza as informações do cliente. Muitas vezes as vendas com nota fiscal são feitas por fornecedores para outros novos estabelecimentos, sendo que neste caso é necessário o preenchimento de alguns campos específicos deste local que irá receber a mercadoria, sendo obrigatório o preenchimento do nome da mesma, além de endereço, CNPJ e inscrição estadual referentes à ela.
  4. Insira quando a nota fiscal foi emitida, além de quando a mesma foi encaminhada para o cliente, podendo utilizar somente um carimbo com data para especificar este último item, somente por questões de identificação.
  5. Descreva o produto. Para que a nota fiscal seja totalmente correta, você deverá escrever, exatamente, um breve resumo sobre o que é o produto que foi vendido, assim como o número de unidades que foram vendidas, a classificação fiscal do mesmo, o valor de cada e o total da compra, além do ICMS, entre outros itens que você poderá estar incluindo nesta descrição.
  6. Insira a base de cálculo do ICMS, este que é um item importante, além do valor com IPI ou não, dependendo se o mesmo possui, além de que os impostos que serão cobrados, caso haja, também deverão estar especificados na nota fiscal.
  7. Coloque a empresa que irá transportar o produto, além da taxa que haverá para entrega, ou seja, o frete, podendo, também, colocar algumas informações adicionais e observações que você julgue importante ao fim da nota fiscal.

4886001743 fd0199dcf3 Como preencher nota fiscalolharjornalistico/Flickr

Siga as cias acima para que você saiba como preencher uma nota fiscal corretamente, colocando todos os campos necessários e desejáveis possíveis.

Bom trabalho!

(imagem destaque: victor1558/Flickr)