Como preparar bife acebolado


bife

Um bife acebolado é muito delicioso, e tem um sabor bem marcante. E por isso é uma ótima opção de prato principal para o seu almoço ou jantar. Esse texto irá lhe ensinar como fazer o seu bife, em duas versões clássicas! Vejamos o passo-a-passo:

Qualidade dos ingredientes

Não é segredo. Qualquer receita ficará melhor se os ingredientes forem de boa qualidade. Portanto invista numa carne de primeira, e escolha um corte que tenha também uma boa capa de gordura, que é a responsável por parte do sabor da carne. Igualmente selecione uma boa cebola, e também inclua alho em sua receita.

bife2 Como preparar bife acebolado

Bife de boi acebolado

Ingredientes:

  • Carne cortada em bifes;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Manteiga, ou óleo, ou azeite extra virgem;
  • Tempero, ou sal.
bife3 Como preparar bife acebolado

Modo-de-preparo:

Corte a cebola em tiras, e os alhos podem ser inteiros, ou cortados pela metade. Junte esses ingredientes numa frigideira, junto com a manteiga, ou óleo, ou o azeite extra virgem. Você irá escolher um desses três, conforme a sua preferência. O sabor da manteiga geralmente é melhor, mas o azeite é mais saudável, e o óleo por sua vez, tem um gosto menos acentuado. Você poderá procurar em algum mercado, por manteiga de garrafa, que além de mais prática para preparar essa receita, deixa um sabor todo especial.

Com os ingredientes na frigideira, coloque-a no fogão, com a chama em temperatura média. Adicione também a receita, conforme o seu gosto, sal e/ou tempero. Espere o alho, e a cebola começarem a dourar, e coloque os bifes. Vá mexendo os ingredientes e virando os bifes delicadamente, a fim de evitar que eles queimem, e para fazer com que eles fiquem uniformemente cozidos. O ideal é que a carne fique macia e suculenta por dentro, e por fora mais bem passada. Para atingir esse ponto deve-se estar bem atento. Quando o bife começar a dourar, ele estará pronto. Se você preferir mais bem-passado, pode deixar mais um tempo.

bife5 Como preparar bife acebolado

Bife de porco acebolado

O bife de porco seguirá um processo um pouco parecido, porém é importante deixá-lo mais bem passado, uma vez que a carne de porco é mais suscetível a contaminação, caso as condições de criação do porco não sejam adequadas (o que infelizmente é comum). Para garantir que o bife fique cozido sem perder a maciez, iremos alterar um pouco o processo, vamos aos detalhes.

bife4 Como preparar bife acebolado

Ingredientes:

  • Carne de porco cortada em bifes;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Manteiga, ou óleo, ou azeite extra virgem;
  • Tempero, ou sal;
  • Limão.

Modo-de-preparo:

Corte a cebola em tiras, e os alhos podem ser inteiros, ou cortados pela metade. Junte esses ingredientes numa frigideira, junto com a manteiga, ou óleo, ou o azeite extra virgem. Você irá escolher um desses três, conforme a sua preferência. E aqui vem a diferença dessa receita, adicione também um copo americano de água, junto com esses ingredientes. Coloque também aproximadamente o suco de meio limão e os bifes de carne de porco. Com os ingredientes na frigideira, coloque-a no fogão, com a chama em temperatura média. Adicione também a receita, conforme o seu gosto, sal e/ou tempero.

bife1 Como preparar bife acebolado

Espere a água começar e ferver, e deixe tudo na panela até que a água evapore. Esse processo fará com que a carne seja cozida, e ainda mantenha a maciez. Quando a água evaporar, irá começar o processo de fritura normal, a partir daí vá mexendo os ingredientes e virando os bifes delicadamente, a fim de evitar que eles queimem, e para fazer com que eles fiquem uniformemente cozidos. Quando o bife começar a dourar, ele estará pronto. Se você preferir mais bem-passado pode deixar mais um tempo.

Na hora de servir, coloque uma porção da cebola no prato, ao lado ou em cima do bife. Um bom acompanhamento é arroz branco e batatas fritas – um dos mais tradicionais e saborosos pratos brasileiros!

Bom-apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post