Como preparar boldo-do-chile


boldo

Peumus boldus é o nome científico atribuído ao boldo-do-chile, uma planta encontrada em grande abundância nos países da América Central e do Sul.

O boldo-do-chile é uma árvore que pode atingir até quatorze metros de altura, chegando a ser confundida constantemente com outra árvore chamada boldo-da-terra tanto pela aparência de suas folhas como também pela sua utilização como planta medicinal. As duas se diferem principalmente nas contra-indicações de seus princípios ativos específicos.

boldo1 Como preparar boldo do chile

Via Flickr

Descoberta e Utilização

O boldo-do-chile passou a ser utilizado primeiramente pelos povos indígenas da América do Sul que habitavam os Andes Chilenos, originando assim sua nomenclatura. O uso fitoterápico das folhas do boldo-do-chile se espalhou por todas as aldeias e povoados vizinhos e a iguaria logo passou a ser uma das mais consumidas e utilizadas na solução natural de problemas intestinais e do fígado.

Desde então, o boldo-do-chile vem sendo utilizado como elemento natural no combate aos problemas digestivos e do fígado, ajudando-os a funcionar melhor e a normalizar problemas do organismo, como intestino preso e queimação estomacal. Essa planta também possui propriedades anestésicas e antibacterianas, servindo para a cura de ferimentos externos da pele.

Como usar

O chá de boldo-do-chile é recomendado para problemas no fígado, cólicas hepáticas e transtornos gastrointestinais. A característica principal do boldo-do-chile certamente é o seu gosto forte e amargo, principalmente para quem nunca o havia provado antes. Em forma de chá, esta planta produz uma excelente solução natural na melhora e no bom funcionamento do fígado, servindo ainda para casos de intestino preso e diarreias  O princípio ativo do boldo-do-chile é a boldina que se responsabiliza pelas propriedades gastrointestinais, ajudando tanto a proteger como também a regularizar o fígado, melhorando desta forma o processo de digestão.

Boldo do Chile – Chá:

Para preparar o chá boldo-do-chile você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de folhas secas de boldo-do-chile (previamente picadas);
  • 2xícaras de água.

Como Fazer:

Coloque a água em uma panela e leve-a ao fogo até levantar fervura. Acrescente as folhas de boldo-do-chile, tampe, e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo e espere o chá esfriar.

boldo3 Como preparar boldo do chile

Via Flickr

Posologia

1 (uma) xícara ao dia antecedendo uma das refeições ou antes de dormir. Para casos de diarreia ou intestino preso, recomenda-se tomar uma xícara deste chá duas vezes ao dia antes das principais refeições (almoço e jantar).

Contra Indicações

 Mulheres gestantes e pacientes com problemas de hepatite aguda não devem consumir as folhas e compostos do boldo-do-chile.

Dados Importantes

A utilização de ervas, plantas e iguarias naturais é um método excelente para a cura de problemas corporais e intestinais, porém, todo o excesso apresenta um retrocesso. Jamais utilize uma receita caseira de modo exagerado, caso contrário os resultados serão totalmente reversos ao esperado.

boldo F550x450 Como preparar boldo do chile

Via Flickr

Leia corretamente as informações sobre o boldo-do-chile e verifique se o seu caso encaixa-se com a utilização desta iguaria. Se manipulado com irresponsabilidade, o boldo-do-chile trará, ao invés de benefícios e melhorias à sua saúde, complicações e desconfortos. Muito cuidado ao utilizá-lo e não exagere nas doses.  Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !