Como preparar broto de bambu


bambu

A gastronomia do Brasil é bastante rica, por isso quando menos esperamos encontramos um prato totalmente diferente, como no caso do broto de bambu. De primeira impressão você pode estranhar que o broto de bambu sirva para alimentação, porém na realidade com a receita ideal e sabendo preparar, o broto de bambu fica com aspecto e com sabor muito parecido com de um palmito. Seu preparo é com certeza o momento mais importante, pois em alguns casos com o preparo errado, o broto de bambu fica com um sabor terrivelmente amargo.

bambu1 Como preparar broto de bambu

Como preparar broto de bambu – Dicas

O broto de bambu bem preparado passa como palmito facilmente, pois o broto por sua vez é bastante macio e isso com certeza auxiliam no seu preparo e também ajuda para “impregnar” o sabor do tempero.

bambu4 Como preparar broto de bambu

  1. Adquira uma determinada quantidade de broto de bambu, uma dica interessante na primeira vez que for fazer, é que faça uma quantidade pequena para que pegue o jeito de fazer o prato. Quem conhece bambu sabe que alguns têm a textura de batata e outros têm a textura de palmito, caso você queira adquirir o que tenha textura de palmito saiba que se trata do bambu real (o mesmo utilizado para fazer vara de pescar).
  2. Comprar o broto de bambu é simples, na feira é possível encontrar de várias qualidades. Coloque uma determinada quantidade de broto de bambu para cozinhar, fique atento para que não cozinhe demais e nem de menos. Depois de cozido você deve adicionar uma colher de bicarbonato de sódio, lembrando que o bicarbonato deve ser colocado quando a água estiver ainda fervendo.
  3. Deixe o broto de bambu durante uma hora na água com bicarbonato, depois troque a água entre duas em duas horas, esse procedimento deve ser feito durante 24 horas para que o broto fique realmente cozido e que o amargo seja todo colocado para fora. Feito tudo corretamente seu broto de bambu estará basicamente pronto.
bambu2 Como preparar broto de bambu
Depois de pronto o broto de bambu pode ser colocado em conserva, essa conversa pode ser feita da forma que você bem desejar, uma dica interessante é que você utilize água, sal e vinagre, sendo a conserva mais comum de ser utilizada nesses casos. Para montar essa conserva é muito simples, utilize uma quantidade de vinagre e o dobro dessa quantidade de água, depois utilize sal a gosto, uma dica é que você não coloque tanto sal para que não atrapalhe no sabor do broto de bambu.
bambu3 Como preparar broto de bambu

Algumas pessoas gostam de colocar um pouco mais de tempero e também utilizar outros ingredientes, como dito acima é algo bastante pessoal por isso você poderá utilizar pedaços de cebola, alho e qualquer outro produto que você acredite que irá acrescentar ainda mais sabor a seu broto de bambu. Para armazenar a conserva utilize de preferência um recipiente de vidro com tampa que não deixe vazar nada de ar, lembrando que essa conserva pode ser deixada em temperatura ambiente, desde que esteja bem tampada. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !