Como preparar café expresso


cafe2

O café sempre foi uma bebida muito desejada no mundo inteiro. No início de sua descoberta, o café era tão raro a ponto de haver um mercado inteiro de tráfico da planta, chamada de cafeeiro. Hoje em dia, é saboreado por quase todas as pessoas, além de ser preparado através das mais diversas formas. O preparo consiste em extrair os compostos saborosos e estimulantes da planta utilizando-se água em alta temperatura. Essa extração pode ser feita manualmente, com a utilização de filtros de pano ou papel ou por meio de vários modelos diferentes de cafeteiras. Uma das formas mais saborosas da bebida é o café expresso, produzido por meio de cafeteiras especiais que utilizam a água aquecida sob pressão para ser passada através dos grãos moídos de café e, podendo-se adicionar depois creme, o que garante uma textura e sabor únicos desse tipo de bebida.

cafe Como preparar café expresso

Via Shutterstock

Adquira uma boa cafeteira

O grande segredo para ter um café expresso de qualidade é possuir uma boa cafeteira expresso. Existem diversas marcas e modelos no mercado, com tecnologias cada vez mais avançadas para facilitar a vida de quem deseja obter a melhor experiência na hora de beber um bom café. Por um valor entre 250 e 300 reais é possível encontrar ótimas marcas e modelos desse tipo especial de cafeteira.

Compre um café moído de qualidade

Possuir uma cafeteira especial não é o único requisito para preparar o seu café expresso. Para que o sabor seja excelente, é necessário comprar o café da melhor qualidade. Muitas pessoas preferem moer e torrar os grãos de forma artesanal, porém é possível encontrar ótimas marcas de café já pronto para ser utilizado, no formato de pó.

O creme é fundamental

A camada de creme em cima do café é fundamental para dar um toque de requinte, além de preservar a temperatura e aroma da bebida. Um café expresso bem preparado deve conter uma espessa camada de creme. Caso isso não aconteça, pode ser devido a alguns problemas durante a passagem, como falta de pó, temperatura inadequada ou uma passagem muito rápida.

Outras formas de café expresso

Pra quem procura um método rápido e barato para a preparação do café expresso, a cafeteira conhecida como moka pode ser uma ótima opção. O moka é um café expresso no estilo italiano, feito através da passagem do vapor d’água pelos grãos moídos, o que produz um café concentrado no sabor, o que aumenta muito a sua intensidade. O modo de preparo é muito simples e não depende de aparelhos caros como os outros estilos.

A cafeteira moka possui um compartimento na parte de baixo onde é inserida a água. No meio da cafeteira é inserido o pó e a parte superior é o local onde o café ficará armazenado. O creme e o açúcar podem ser inseridos diretamente na xícara, de acordo com o gosto de cada um. Uma cafeteira no formato moka pode ser adquirida por cerca de 50 a 80 reais, dependendo da marca e qualidade.

O mais importante para o amante de um bom café expresso é conhecer em detalhes cada passo da preparação, o que torna possível a criação de cafés com os melhores sabores e aromas, ideais para serem consumidos em momentos relaxantes e calmos do seu dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !