Como preparar carne de sol


carne

Durante a correria do dia a dia, encontramos muitos problemas em relação a nossa alimentação, pois sobra pouco tempo para conseguirmos para prepararmos uma alimentação saudável, reflexo disso é o problema com obesidade, algo que está afetando muito os brasileiros atualmente. Porém existem algumas receitas que podemos preparar durante o final de semana para ser utilizada durante toda a semana, essa é uma prática muito comum atualmente e facilita muito a vida dos brasileiros, pois são alimentos que podem ser armazenados durante alguns dias que não perdem sua qualidade e nem o sabor.

carne2 Como preparar carne de sol

Dicas de como preparar carne de sol

Entre um desses alimentos que podem ser armazenados durante alguns dias está a carne de sol, pela forma em que ela é preparada, a carne acaba recebendo uma boa resistência, com isso é possível armazenar a carne de sol por alguns dias sem que perca suas propriedades e também seu sabor.

carne5 Como preparar carne de sol

  1. Compre a carne para o preparo de sua carne de sol, as mais utilizadas são contra filé, alcatra e colchão duro. Corte a carne em pedaços grandes e longos, sendo uma forma tradicional de corte para esse tipo de carne, no caso do contra filé, seu corte já é muito parecido com o corte da carne de sol, sendo preciso apenas tirar sua gordura para começar o preparo.
  2. Cortando a carne como indicado acima, é hora de fazer a preparação dessa carne, separe em média 55g de sal fino para cada quilo de carne, essa regra deve ser seguida a risca, pois pouco sal pode fazer com que a carne perca suas propriedades durante o tempo. Passe na carne em média 2/3 desse sal e deixe um 1/3 para a última salgada.
    carne4 Como preparar carne de sol
  3. Coloque os pedaços já “salgados” dentro de uma vasilha, essa vasilha deve ser levada a geladeira por um período de 4 horas, ao tirar a vasilha da geladeira você irá perceber que a carne já tem uma coloração diferenciada. Devido à coloração diferenciada, você irá perceber os locais que ficaram sem sal, por isso você deve utilizar o ultimo 1/3 para salgar essa parte que ficou sem sal.
  4. Coloque agora a carne em um saco plástico bem fechado e depois coloque novamente dentro da vasilha de plástico, leve para a geladeira deixando em repouso por 24 horas. No dia seguinte pegue a carne, lave em água corrente e depois deixe em repouso na água fria durante a média de 20 minutos.
    carne3 Como preparar carne de sol
  5. Repita esse repouso de 20 minutos três vezes, lembrando que deve ser sempre trocado a água a cada “repouso”. Pronto, agora é preciso apenas levar para a churrasqueira até que a carne doure, sendo possível seu armazenamento na geladeira durante alguns dias, lembrando que o sal já fez uma parte do serviço de cozimento, por isso deve se tomar cuidado com o tempo na churrasqueira.
carne1 Como preparar carne de sol

Seu nome “carne de sol” se deve a sua exposição no sol que no caso indicamos a churrasqueira para fazer esse papel, porém é de sua escolha, caso queira deixar no sol, organize um local exclusivo onde não seja possível a chegada de mosquitos ou moscas. Boa sorte!

1 reply to this post