Como preparar chá de arruda


3403699293_104e02c265_b

A arruda é uma das plantas mais conhecidas do Brasil, por vários motivos, além do seu uso terapêutico, muitos acreditam que ela é capaz de afastar mau-olhado e outros males espirituais.  Junto com as folhas também é comum o uso das suas flores.  A arruda é utilizada desde a antiguidade em todo o mundo e, devido o seu poder “místico”, muitas histórias e mitos começaram a circular durante o século XVI envolvendo a planta.

IMG 3450 Como preparar chá de arrudaNessa época que Londres foi assolada por uma peste que matava em média 7.000 pessoas por semana, para simbolizar a presença dessa doença as casas eram marcadas por uma cruz vermelha.  Apesar desse aviso, alguns ladrões invadiam essas casas e não eram contaminados, um dos motivos para isso não acontecer era a mistura de uma série de componentes, entre eles a arruda, o remédio ficou conhecido como Vinagre dos Quatro Ladrões. A arruda pode ser usada como repelente de insetos, de ratos, possui propriedades calmantes e é muito usado para estimular a menstruação.

529159242 a5ba29daf1 o Como preparar chá de arrudaSaiba como preparar o seu chá de arruda

Fazer o chá usando a arruda é simples, mas ele deve ser evitado pelas mulheres grávidas. Vale ressaltar também que o chá funciona como um complemento aos tratamentos, sendo sempre recomendado procurar um médico.

Ingredientes:

  • Arruda
  • Água quente

Modo de fazer

  1. Separe duas colheres de sopa de arruda, esse chá pode ser facilmente encontrado em mercados ou lojas de produtos naturais, prefira aqueles de marcas mais conhecidas, na maioria das vezes esses possuem uma qualidade superior.
  2. Misture a arruda em um litro de água fervente, é importante que ela esteja muito quente para que o efeito de chá seja potencializado, de preferência deixe a mistura ferver por alguns minutos, dois são suficientes.
  3. Cubra com uma tampa de alumínio e espere por 10 a 15 minutos, você também poderá esperar de uma dia para o outro, assim a mistura esfria e ao mesmo tempo o chá fica mais forte.
  4. Use um coador para tirar toda a arruda e deixar apenas o líquido, coloque em um litro de vidro ou até mesmo em uma jarra, e guarde na geladeira em uma temperatura adequada, isso irá fazer com que ele mantenha o frescor.
  5. Tome uma xícara três vezes ao dia, mas sem exageros.

 Dicas:

  • Não abuse do uso desse chá, pois ele poderá trazer sérias consequências no futuro, quando usado por mulheres grávidas corre-se o risco de perder o bebê.
  • Suspenda o uso no caso de algum efeito colateral, é importante que você não sinta nenhum tipo de desconforto no tratamento.
  • Você pode trocar o chá pronto pela própria folha e flor da arruda, o preparo é o mesmo.
  • Misture o chá de arruda com outro tipo de chá, isso irá criar um novo sabor.
  • Adoce com açúcar ou adoçante a vontade, mesmo com essa mistura o chá não perde as suas propriedades.

A medicina natural é a base de muitos tratamentos, sendo que na cultura oriental ela é ainda mais forte e o seu poder medicinal já foi comprovado por todo o mundo. Aproveite o seu chá de arruda e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !