Como preparar chá de canela


cha

O chá de canela é muito usado na cura para alguns males da saúde. A canela possui diversas funções, além de ser usada em medicamentos, ela também serve para preparar pratos doces e salgados e também é utilizada como aromatizador. Devido o seu sabor único, ela foi considerada durante muito tempo pelos europeus como a “Drogas do Sertão”, essa era a denominação dada para as especiarias mais preciosas. Atualmente existem diversas receitas que levam a canela como ingrediente fundamental, porém o chá de canela ainda é uma das mais procuradas. Um dos principais benefícios dessa infusão é o seu poder de emagrecer, quando usado corretamente é possível perder alguns quilinhos extras. Porém vale lembrar que ele apenas ajuda na digestão, ou seja, deve ser usado como um complemento a uma dieta balanceada.

cha2 Como preparar chá de canela

Via Shutterstock

Aprenda a fazer o chá de canela

Assim como outros tipos de chás, não existem mistérios na hora de preparar o seu chá de canela. Basta seguir alguns passos simples.

Ingredientes:

  • Cascas de canela
  • Água quente

Modo de preparo:

  1. Ferva uma xícara de água, é muito importante que água esteja bem quente para que ao colocar a canela todas as propriedades medicinais sejam liberadas.
  2. Separe algumas cascas de canela, elas podem ser encontradas facilmente em mercados ou lojas especializadas em especiarias.
  3. Misture a casca com a água quente e deixe ferver por mais alguns minutos.
  4. Deixe de molho por algum tempo, até que a água esteja mais escura. O ideal é que a água esteja bem escura, quanto mais encorpado ele estiver, mais forte será o chá.
  5. Retire as cascas de canela e tome ao longo do dia.

Dicas:

  1. A canela em casca pode ser trocada pelo chá pronto de canela, esse tipo de chá também pode ser encontrado facilmente em supermercados.
  2. Estabeleça uma rotina para tomar o seu chá, pois dessa forma você poderá se policiar a não se esquecer de tomar, de preferência leve para o trabalho e tome ao longo do dia.
  3. O chá de canela não substitui uma refeição, ele serve como um complemento.
  4. O chá de canela também pode ser usado no combate a problemas de pele como a acne, basta juntar ele com o chá de limão e aplicar nas áreas afetadas.
  5. Recomenda-se que as mulheres grávidas evitem o uso do chá de canela, pois ele poderá ser prejudicial para o bebê.
  6. Para um sabor ainda mais marcante, você poderá misturar o chá de canela com o chá de maçã, o resultado é muito apreciado por algumas pessoas.
  7. Caso sinta alguma mudança desagradável, suspenda o uso.
  8. Não exagere na dosagem diária.

O chá é muito apreciado em diversas culturas, na Inglaterra o chá das 5h é uma tradição seguida por vários ingleses diariamente. No Brasil ele ganha cada vez mais espaço entre as pessoas, o chá mate é um dos mais conhecidos, mas os brasileiros estão começando a experimentar novas combinações, e é justamente nesse momento que o chá de canela vem ganhando espaço.

Experimente uma receita nos dias mais frios e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !