Como preparar espaguete


flickr-824608884-hd

O nome espaguete tem origem da palavra italiana spago, que significa corda, barbante.  Era tão popular desde o século XVIII, que os aristocratas ingleses viajavam até Nápoles, só para saborear essa deliciosa iguaria, que na época era servida em barracas no meio da rua.images 55 Como preparar espagueteQuando pensamos numa bela macarronada a primeira imagem que vem em nossa cabeça é de um bom e suculento espaguete, e logo em seguida, nos lembramos daquela famosa cena do desenho A Dama e o Vagabundo, quando os dois personagens principais começam a comer o mesmo fio do macarrão, cada um em uma ponta, até que os dois lábios se encontram para o primeiro beijo “selinho”.ae5390c7abcf56ce3132a49725fe66be c 547x250 Como preparar espaguetePor tantos motivos o espaguete é unanimidade em preferência quando o assunto é massa, e é o formato de macarrão mais conhecido e apreciado no mundo. Quem não gosta daquele macarrão fininho e comprido, que precisa ser enrolado no garfo pra conseguirmos comer?2759973920 86299e0552 500x250 Como preparar espagueteSó que muitas pessoas encontram grandes dificuldades em preparar de forma correta esse delicioso macarrão, pois, devido ao seu formato, às vezes é difícil deixá-lo soltinho e no ponto certo de cozimento. Confira então nossas dicas para o preparo de um bom espaguete:

1. O que você vai precisar:

  • 1 panela grande com capacidade para 5 litros de água no mínimo – o recomendado é 1 litro de água para cada 100g de massa.
  • 1 colher de pau ou garfo grande.
  • 1 escorredor de macarrão.
  • 2 garfos para misturar o espaguete ao molho.

1 pacote de macarrão de excelente qualidade – calcule em média 100g de macarrão para cada pessoa.spaghetti dinner cooking food italian sauce 600x250 Como preparar espaguete2. Coloque a água na panela e espere levantar fervura – não economize na quantidade de água. Esse detalhe é primordial para fazer um espaguete soltinho.

3. Acrescente na água fervente 1 colher de sopa de sal e se gostar, 1 colher de café de pasta de alho (opcional). Se preferir substitua o sal por tempero já pronto.

4. Assim que a água começar a ferver coloque o espaguete em pé, aos poucos, para não interromper a fervura.

Observação: O espaguete não vai caber inteiro na panela, mas NÃO QUEBRE! Quebrar um espaguete é um crime! Deixe metade dele pra fora da panela que logo o macarrão de dentro começará amolecer e ele irá escorregar inteiro pra dentro.

5. Assim que todo espaguete estiver dentro da água, mexa suavemente com o garfo para se certificar que estão soltos.

6. Conte cerca de 8 a 12 minutos – depende da espessura do fio – mexendo de vez em quando para evitar que grudem.

7. Assim que o macarrão estiver cozido tire 2 conchas de água do cozimento da panela e reserve.  Acrescente então 2 copos de água fria para cessar o cozimento.

8. Coe imediatamente.

9. Coloque o espaguete em uma travessa, mexa suavemente e acrescente o molho de sua preferência.

10. Use a água retirada do cozimento no molho que irá preparar. Essa água vai ajudar o molho aderir nos fios.

Dicas:

  • A primeira coisa que se deve saber é que existem diversos tipos de espaguete, que variam de acordo com o diâmetro. Existem os mais fininhos e os mais grossos com furo no meio. Por isso o molho deve ser de acordo com cada espessura.
  • O espaguete vai bem com muitos tipos de molho, mas  prefira usar molhos mais líquidos, como molho ao sugo, molho à bolonhesa, azeites, queijo parmesão ralado, alho e óleo e vegetais. Molho muito encorpado e cremoso – como o molho branco  -  fará com que os fios grudem e se quebrem.
  • Não coloque azeite na água do cozimento pois ele não deixará o molho aderir na massa.
  • Jamais jogue água fria no macarrão após estar coado, pois ela vai retirar todo o sabor.
  • Sirva o macarrão imediatamente após o preparo, para que não passe do ponto.
  • O espaguete deve ser servido al dente – macio, mas que ofereça certa resistência ao ser mordido.

Ficou com água na boca? Que tal correr para cozinha e preparar um delicioso espaguete? Escolha o molho de sua preferência e delicie-se, afinal, uma boa massa é bem-vinda em qualquer refeição. Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !