Como preparar gengibre em conserva


Como podemos perceber atualmente, a culinária do país está cada vez mais evoluída e com a chegada da internet essa evolução acontece ainda mais rápido, isso por que descobrimos algumas receitas diferenciadas que sempre chamam muito a atenção dos brasileiros. Esse é o caso do gengibre, uma raiz pouco apreciada pelos brasileiros, porém que pode oferecer ótimos medicamentos e  complemento para ser utilizado em várias receitas, até mesmo no churrasco. Isso mesmo, muita churrascarias utilizam como toque especial o gengibre, mas devido ao gosto da carne, a pessoa que está degustando nem percebe o sabor do gengibre, apenas sente que há algo diferente no tempero.

Como preparar gengibre em conserva

O gengibre em conserva é uma forma de armazenar essa raiz sem perder suas propriedades, essa conserva pode ser utilizada para várias finalidades, por isso é bom fazer uma pesquisa sobre receitas que aceitam a aplicação de gengibre.800 14310 600x250 Como preparar gengibre em conserva1) Tenha em mãos 400 gramas de gengibre em fatias, uma xícara e meia de açúcar, uma xícara de vinagre branco e três colheres de sal. Esses serão os ingredientes utilizados para fazer a conserva de nosso gengibre, caso você queira aplicar algo fica a seu critério, porém uma dica interessante é que você faça a primeira conversa utilizando a receita original, somente depois de ver o resultado aplique ou coloque novos produtos.

2) Coloque o gengibre para cozinhar, a quantidade de água aplicada para esse cozimento fica a seu critério pois não há diferença, mesmo por que não iremos utilizar essa água no futuro. Deixe o gengibre cozinhando até que a água comece a ferver, depois disso tire o gengibre e escorra. Deixe-o esfriar, enquanto isso pegue uma panela, aplique o açúcar, vinagre e sal, leve tudo ao fogo e mexa bem até que comece a ferver, começando a ferver desligue o fogo.

3) Pegue um pote, de preferencia de vidro, coloque primeiro o gengibre cozido já frio e depois coloque a mistura de vinagre, lembrando que ambos já devem estar frios, além disso, é bom utilizar um recipiente de vidro para colocar a mistura, pois ele consegue manter bem o sabor da conserva. Esse recipiente precisa estar bem tapado, por isso ter uma tampa que ofereça uma boa pressão é com certeza a melhor forma de manter a qualidade em sua conserva.

Com a mistura totalmente pronta e já dentro do vidro, você deve deixar que ela descanse durante três dias, porém não deve ser levado a geladeira durante nesse período, ou seja, coloque em um local de temperatura ambiente para que seja curtido. Passado os três dias a mistura pode ser guardada na geladeira.

O armazenamento dessa mistura pode ser feita até no máximo 6 meses, depois desse tempo deve ser dispensado toda a conserva pois não haverá mais qualidade. Essa conserva acompanha sushi e também pode ser consumida com arroz, carne e vários outros pratos.  Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !