Como preparar rejunte


798px-Floor_tiles

Você sabe o que é rejunte? É uma argamassa, geralmente feita à base de cimento, específica para preencher os espaços vazios entre as cerâmicas, dando o acabamento final em uma obra. Os melhores são laváveis, impermeáveis, possuem ação contra fungos e tem propriedades elásticas,  para suportar as pressões de movimentos. Também são encontrados em diversas cores e tonalidades, contribuindo para a composição de um ambiente harmonioso. Mas existem vários tipos de rejunte, e aqui você vai conhecer cada um deles, para poder optar melhor:

  • Rejunte lixado: composto por cimento Portland, areia e outros elementos, é o tipo mais usado para ladrilhos cerâmicos ou de pedras. Ele fica duro como concreto mas tem alguns inconvenientes: é muito absorvente, podendo manchar, e não pode ser usado no mármore, pois, por ter areia em sua composição, irá riscar o piso no momento da instalação.
  • Rejunte de parede: é feito dos mesmos materiais do rejunte lixado, com exceção da areia. É usado para ladrilhos com juntas mais estreitas e azulejos, mas também pode manchar como o rejunte lixado.
  • Rejunte de látex modificado: na verdade ele é um aditivo em látex, para adicionar aos rejuntes lixados e não lixados. A finalidade é impermeabilizar, para evitar manchas. Algumas marcas já acrescentam esse produto desde a fábrica.
  • Rejunte em epóxi: é o mais difícil de aplicar, por isso o ideal é que se contrate um profissional qualificado para essa tarefa. É formado de duas partes: resina de epóxi e endurecedor, que só devem ser misturados no momento da aplicação. É menos absorvente que os rejuntes de cimento, portanto, mais fáceis de limpar, pois não mancham. Também tem ação antimofo e antimanchas.
  • Rejunte Furan: é altamente resistente à ação química, por isso é muito usado em laboratórios, laticínios, frigoríficos e indústrias. Requer mão-de-obra especializada para a aplicação e não é usado em residências.

Como aplicar use:

  • 1 Recipiente limpo
  • 1 Espátula,
  • 1 Rodo com uma única borracha,
  • 1 Esponja,

Embalagem de rejunte.2410032729 7691002a09 500x250 Como preparar rejunteModo de Aplicar:

  1. Verifique se o local onde você vai aplicar esteja limpo, livre de sujeiras pesadas, pó, óleo ou gordura, que impeçam a aderência do rejunte.
  2. Aplique pequenas áreas por vez.
  3. Molhe as juntas, principalmente se estiver ventando muito ou com sol muito forte.
  4. Prepare o material em um recipiente limpo.
  5. Misture o pó de rejunte com água, de acordo com as instruções da embalagem, aos poucos, até que forme uma massa nem mole nem dura.
  6. Coloque o rejuntamento no piso e espalhe com rodo ou, se preferir, com a espátula, que deve ser usada impreterivelmente se o trabalho for em azulejos.
  7. Procure sujar a cerâmica o mínimo possível.
  8. Espere mais ou menos 40 minutos para fixar – esse tempo vem especificado na embalagem e é muito importante.
  9. Comece o processo de acabamento e limpeza, passando levemente pelas juntas ainda úmidas, uma esponja umedecida com água limpa.
  10. Sele as juntas com selante apropriado para a marca que você está usando.
  11. Limpe com pano seco.

Não é difícil usar e aplicar rejunte, basta que você siga atentamente as instruções da embalagem. Use as ferramentas adequadas e faça tudo com calma e a capricho, você se surpreenderá com sua nova habilidade. Boa sorte e bom trabalho pra você!