Como preparar repolho


Red Cabbage

Na culinária e na vida vale a máxima: a criatividade que faz a diferença. O repolho, embora seja um ingrediente comum e barato, pode ser preparado de várias formas, podendo fazer a diferença naquele almoço ou jantar. Abaixo veremos várias formas de preparo, que certamente vão te agradar!

1- Salada de repolho 

Para fazer uma salada de repolho, você vai precisar de: repolho branco, repolho roxo, cenoura, pimentão, maçã, pimenta-do-reino, sal, molho para salada.salada de repolho e bacon 400x250 Como preparar repolhoModo de preparo: 

Corte o repolho, a cenoura, o pimentão, e a maçã em tiras mais ou menos do mesmo tamanho. Misture com todos os outros ingredientes até a mistura ficar homogênea. Adicione o sal, o molho e a pimenta-do-reino a gosto. Acompanha bem pratos com carne vermelha.

2- Repolho refogado

Talvez essa seja a receita mais tradicional com repolho. Ingredientes: repolho branco ou roxo, carne moída (opcional), alho, cebola, sal, e azeite de oliva.

Modo de preparo:

Leve uma panela ao fogo médio, coloque nela o azeite, e nele frite o alho e a cebola, coloque o sal, e espere até dourar. Coloque em paralelo uma panela com água para ferver. A quantidade desses itens deverá ser proporcional ao repolho que você pretende preparar.Fresh Cabbage 460x250 Como preparar repolhoApós os ingredientes na panela estarem dourados, junte a carne moída e o repolho. Mexa bem para que o tempero se espalhe, e adicione então a água fervente. Tampe a panela e deixe no fogo baixo, até a água evaporar. O repolho não deve ser muito cozido para não perder a consistência al dente.

3- Repolho recheado

Após ter fazermos as receitas acima, vamos agora para um prato mais elaborado.

Ingredientes:

Um repolho inteiro, de tamanho grande, tempero em tabletes (a quantidade do tempero varia de acordo com o tamanho do repolho), azeite e pimenta (opcional).

Modo de preparo:

Coloque o repolho inteiro para cozinhar em uma panela com água, com o seu fundo virado para baixo (onde fica o talo da raiz), juntamente com os temperos, com o azeite e a pimenta. O tempo de cozimento varia, o repolho tem que ficar no ponto, portanto não deixe cozinhar demais.

Após o cozimento, retire o repolho com cuidado, coloque-o numa mesa com o talo da raiz para baixo e vá abrindo, folha por folha com muito cuidado. Se alguma folha soltar coloque-a de lado e continue o processo com as outras. Após abri-lo por completo, com uma faca, corte o meio.

Recheio:

O recheio poderá ser feito também ao seu gosto. Pode ser com itens variados, desde camarão até carne, conforme sua preferência. Só é importante que nesse recheio você coloque algum molho, queijo ou requeijão cremoso, para evitar o ressecamento, e manter o repolho molhadinho por dentro. Abaixo um exemplo de recheio.

Ingredientes:

Um peito de frango cozido e desfiado, requeijão cremoso, milho verde, alho, cebola, tempero a gosto, molho rosé, manteiga e queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Reúna todos os ingredientes, menos o queijo parmesão e a manteiga, numa panela em fogo médio, e mexa-os até fazer uma mistura homogênea e adquirir uma boa consistência. Salpique o queijo parmesão numa quantidade generosa, dentro do repolho aberto, e coloque o recheio em seguida. Feche o repolho com cuidado, e prenda a sua ponta com uma linha ou barbante, costurando-o ou o amarrando. Pincele a parte externa com manteiga e salpique o queijo parmesão. Leve o repolho ao forno, até gratinar. Pronto! Agora só o arrume numa bandeja e pode servir.

Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !