Como preparar tomate seco desidratado


4287698816_a03154b586

Entre os alimentos que têm cor vermelha e oferecem vários benefícios para a saúde, está o tomate. Nele encontra-se o licopeno, um pigmento que é responsável pela cor e por tantos benefícios: previne o envelhecimento, por proteger a pele contra os efeitos dos raios solares (funciona como um filtro solar); ajuda na saúde vascular e previne o câncer de próstata.

O tomate desidratado conserva os nutrientes que são encontrados no tomate maduro: as vitaminas A, B, C e E; os sais minerais (potássio, fósforo e magnésio) e também o ácido fólico.

Por ser preparado com óleo, o tomate seco possui algumas vantagens sobre o fresco: maior quantidade de um dos nutrientes que estimulam a produção de hormônios; magnésio, que é excelente para os ossos; potássio, que oferece força para os músculos e a vitamina A, tão importante para os olhos.

Porém, deve ser evitado por pessoas hipertensas ou com alto índice de colesterol, pois possui grande quantidade de sódio e gordura; com problemas renais, úlcera e gastrite, por ser ácido e por pessoas que fazem dieta para emagrecer, já que é mais calórico do que o fresco.

3362583281 fcd7d551e3 Como preparar tomate seco desidratadoxurde/Flickr

Ingredientes

  • 2 quilos e meio de tomates italianos, de preferência, macios e firmes. Escolha os tomates mais ou menos do mesmo tamanho. Os menores demoram um pouco menos para desidratar;
  • azeite de oliva;
  • sal;
  • açúcar;
  • orégano;
  • folhas de louro.

 

Procedimento

 

  1. Lave bem os tomates e seque-os com um pano de pratos. Corte-os ao meio e retire as sementes.
  2. Arrume-os em uma assadeira, lado a lado, com a parte cortada virada para cima. É necessário que eles não fiquem encostados entre si. Polvilhe com pouco sal, orégano e folhas de louro.
  3. Pré-aqueça o forno, na menor temperatura possível e asse-os até encolherem e ficarem secos (cerca de três a quatro horas, dependendo do tamanho).
  4. Vire-os de quinze em quinze minutos e retire a água que for juntando na assadeira. Tire-os quando estiverem secos. Eles não podem ficar quebradiços, apenas secos. Pronto! Você já tem os tomates secos desidratados.
  5. Espere que esfriem e coloque-os em camadas em um pote ou outra vasilha para conserva: uma camada de tomates, azeite, alho e orégano; outra camada de tomates, azeite e todos os condimentos. Repita as camadas até o final. Feche o recipiente e leve-o à geladeira. Espere no mínimo vinte e quatro horas para consumir.

949750261 18680cf750 Como preparar tomate seco desidratadobocadorada/Flickr

Microondas

Proceda da mesma maneira em todas as etapas. A diferença está no tipo de travessa (use a indicada para microondas) e no tempo que fica no forno: 45 minutos. Após esse tempo, leve a travessa ao forno normal por vinte minutos, aproximadamente.

Use e abuse do uso do tomate seco feito em casa para incrementar pizzas, massas, rocambole de mussarela de búfala e tantos outros pratos. Se preferir, pode tirar o alho e adicionar azeitonas, alcaparras ou folhinhas de louro.

Depois de preparado em conserva, o tomate seco tem validade por até um mês, desde que conservado na geladeira.

Prepare o tomate seco desidratado em casa, economize e prepare-se para receber os elogios.

Bom apetite!

(imagem destaque: csm_web/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post