Como preparar um trinca ferro para torneio


trinca

O trinca ferro é um dos, se não o pássaro mais procurado do Brasil, e além de ser um pássaro imponente e territorialista, o trinca ferro possui uma grande variedade de cantos que encantam os criadores. O número de criadores que entram em torneios está aumentando cada vez mais; e o melhor, pessoas cada vez mais jovens estão se aventurando nesta modalidade, porém não é tão simples assim. O trinca ferro não fica pronto para um torneio de um dia para o outro, existe uma série de procedimentos que devem ser observados e cuidados para não colocar tudo a perder. Este artigo tem como objetivo ajudar você a preparar o seu pássaro para um torneio.

2556793741 9064954978 z F550x450 Como preparar um trinca ferro para torneio

Via Flickr

Alimentando o trinca ferro para o máximo de rendimento em torneios

  1. Procure dar a ele uma ração bem balanceada conforme rótulo do fabricante, para suprir a necessidade vitamínica da ave;
  2. O Trinca Ferro gosta muito de frutas, e você pode dar a ele todos os dias um pouco de frutas. Quanto mais você variar melhor será;
  3. Uma iguaria para o seu pássaro é a ossiba (osso de baleia), procure dar uma pequena quantidade todos os dias;
  4. Durante um período de 3 a 5 dias, conforme necessidade verificada, dar um vermífugo para a ave, e alguma vitamina para combater os fungos e bactérias;
  5. Escolha um poli vitamínico e coloque na alimentação do seu trinca ferro por 7 dias;
  6. Administre doses de cálcio no seu trinca ferro, por aproximadamente 5 dias.

Manuseio do pássaro

Agora vem uma parte muito importante, pois depende muito do conhecimento que o dono tem com o pássaro. O objetivo aqui é estabelecer algumas táticas para que a ave “esquente” ou acelere o processo e ganhe experiência para os torneios.

Se  seu trinca ferro gostar de ambientes mais cheios de vegetação, como florestas, matas e praças, é lá que deve começar o processo de treinamento do pássaro. Não se esqueça de levar toda a documentação do pássaro, pois nunca se sabe a hora em que se pode encontrar o IBAMA; se estiver com tudo em dia, é só mostrar a documentação sem medo.

Se o seu Trinca Ferro gosta de cantar quando perto de outros pássaros, coloque-o junto a eles para que ele treine.

Outro passo muito importante é acostumá-lo ao ambiente do torneio. Leve o pássaro aos ambientes do torneio para que ele vá se familiarizando com os locais.

2559871230 b278c887b2 z F550x450 Como preparar um trinca ferro para torneio

Via Flickr

Os torneios de trinca ferros são sempre bem concorridos. Espero que com este artigo você consiga iniciá-lo em algum torneio. Cuide bem da sua ave e a legalize, para que não possa ter problemas futuros com os órgãos ambientais. Vamos entrar em um torneio? Muitas vitórias para você.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post