Como preparar um café da manhã completo


3244038911_80517ebb48-F550x450

 “Tome o café da manhã como se fosse um rei, almoce como se fosse um príncipe e jante como um mendigo”.

Você já deve ter ouvido esta frase muitas vezes e já deve ter se surpreendido com o fato dos especialistas afirmarem essa verdade com tanta convicção. Mas, apesar de todos saberem o quanto a primeira refeição do dia é importante, a grande maioria das pessoas, sobretudo as que têm uma vida corrida e saem cedo para trabalhar, negligenciam, e muito, o desjejum – momento em que o organismo repõe os níveis de glicose e nutrientes perdidos durante as longas horas de sono e acumula energia para o dia que está se iniciando.

4268667752 1509aa93e1 z F550x450 Como preparar um café da manhã completompeinadopa/ Flickr

Se você deseja mudar seus hábitos alimentares e fazer desta refeição a mais rica de seu dia, preste atenção às orientações e dicas que daremos aqui. Alimentar-se corretamente pela manhã não significa se empanturrar com qualquer coisa; é necessário, antes de tudo, escolher de maneira correta o que  vai ser consumido.

Como fazer um café da manhã completo:

  1. Comece sempre por uma fruta. Além de ter baixa caloria e fornecer vitaminas e glicose (através da frutose), se ela for ingerida antes dos outros alimentos, fará uma limpeza no seu organismo, dirigindo-se diretamente para os intestinos; mas nem pense em acrescentar guloseimas nas frutas, que devem ser consumidas in natura. Eventualmente, você pode substituí-la pelo suco de fruta natural e feito na hora, que, embora também forneça grande quantidade de vitaminas e frutose, perde na qualidade, devido à falta de fibras. Esqueça os sucos industrializados de caixinha.
  2. Acrescente um derivado de leite. Com a menor quantidade possível de gorduras, você pode ingerir o leite desnatado, queijo branco, requeijão ou iogurtes.
  3. Inclua carboidratos. A primeira refeição é a melhor hora para consumir carboidrato, que é uma importante fonte de energia. Os carboidratos fornecerão glicose, nutrindo as células do sistema nervoso central, no entanto, prefira associar este tipo de alimentos com as fibras, ingerindo pães e biscoitos integrais ou cereais como aveia, granola, linhaça, quinoa, etc.
  4. Ingira, se possível, algum tipo de proteína. Através de uma pesquisa, foi comprovado que consumir proteína logo pela manhã, faz com que o indivíduo sinta-se mais saciado ao longo do dia, diminuindo a necessidade de devorar a caixa de bombons ou de se entupir de carboidratos. Mas por favor, nada de ovos com bacon! Escolha um dos itens: ovo cozido ou pochê, omelete sem gordura ou ainda 2 fatias finas de peito de peru light ou presunto magro. Os queijos e iogurtes também são fontes de proteína.

6999660613 fbe83bb8ab c F550x450 F550x450 Como preparar um café da manhã completolenedgerly/ Flickr

Dicas:

  • Se desejar, acrescente algum tipo de gordura ao seu desjejum. Prefira manteiga ou margarina livre de gordura trans. Mas não exagere! Uma colher de café já é suficiente.
  • Os doces podem sim, estarem incluídos no café da manhã  e, se você é uma formiga inveterada, essa é a melhor hora do dia para isso. Entretanto, se você tiver problemas com excesso de peso, procure incluir em sua rotina matinal alguma atividade física – caminhada a pé para o trabalho, uso de escadas ao invés do elevador, estacionar o carro ou descer do ônibus alguns quarteirões antes do destino, etc. Prefira doces e geleias de frutas, mel ou bolos e biscoitos simples e integrais (sem coberturas ou recheios gordurosos).
  • Preste atenção à quantidade dos alimentos ingeridos. Coma um pouco de tudo e não exagere, pois comer bem não significa comer muito.

5349209198 2a1b9ed528 F550x450 F550x450 Como preparar um café da manhã completogoldberg/ Flickr

Com essas dicas seu café da manhã será super completo e saudável. Faça a experiência e verá como sua disposição será bem maior, o que acabará refletindo em sua saúde geral.

Boa sorte!

 (Imagem Destacada: marktristan/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !