Como preparar um ofício de solicitação


oficio

O ofício de solicitação funciona como uma comunicação externa, tendo como principal finalidade esclarecer situações, informar, encaminhar documentos e propor ajustes e acordos. Esse tipo de ofício é sempre muito cobrado por órgãos públicos, porém a casos em que instituições privadas também exigem um ofício de solicitação, mas trata-se de casos isolados e muito pouco frequentes. Para produzir um ofício de solicitação com bastante qualidade, você deve entender qual será o objetivo desse ofício, pois como podemos perceber o ofício está sempre destinado a alguma solicitação, por isso as palavras devem ser muito bem colocadas e diretas, para que não aja duvidas sobre a sua solicitação.

oficio1 Como preparar um ofício de solicitação

Preparando seu ofício de solicitação

  1. Informe o número do ofício já no começo do documento, a um equivoco muito grande, pois muitas pessoas colocam suas informações pessoais como no caso de um “currículo”, quando na realidade suas informações serão divulgadas no corpo do ofício de solicitação.
  2. Coloque seu nome completo, uma linha abaixo informe seu cargo e também a empresa ou órgão. Com isso o “cabeçalho” já está pronto, nesse ponto deve ser aplicada a parte mais importante do ofício de solicitação.
    oficio2 Como preparar um ofício de solicitação
  3. Fique atento ao corpo do ofício de solicitação que é feito dessa forma como indicado abaixo. Trata-se de uma forma padrão de todos os ofícios de solicitação que devem ser seguidos e preenchidos com todas as informações necessárias para que não aja nenhum erro.
    Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).
    Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
    (localidade), (dia) de (mês) de (ano)
  4. Coloque sua assinatura por extenso no fim de seu ofício de solicitação, essa também é uma parte muito importante, pois será uma confirmação de que você tem total responsabilidade sobre o documento.
oficio3 Como preparar um ofício de solicitação

Esse passo a passo que oferecemos acima deve ser feito impresso, onde é colocado a assinatura, local e data, é preciso deixar uma linha para que seja preenchida a mão, pois nesse caso se trata de uma obrigação para que sua solicitação fique realmente completa.

oficio4 Como preparar um ofício de solicitação

Como dito acima, os órgãos públicos sempre exigem uma determinada padronização do documento, porém existe uma forma padronizada que é aceito em todos os órgãos e também no caso de uma instituição privada. Começando pela fonte utilizada em seu ofício que deve ser “Times New Roman” e tamanho da letra “12″.

A padronização da escrita também tem muito haver com a distância da margem, por isso a margem esquerda deve ficar com 2,5 centímetros de distância para a primeira letra, já a margem da lateral direita deve ficar com 1,5 centímetros de distância para a última letra nesse caso. A impressão deve ser feita em uma folha simples de formato A4, com isso todos os ofícios de solicitação estarão padronizados. Boa sorte!