Como preparar uma caça ao tesouro


capa

Uma brincadeira interessante, para fazer com as crianças e adolescentes, é a caça ao tesouro. Nessa brincadeira, você pode ensinar como trabalhar em grupo e, além disto, a respeitar os demais.

Número de Grupos: Entre 2 e 10

Número de participantes por grupo: Entre 4 e 10

Nível do trabalho: Fácil

Tempo para execução: 30 minutos – 4 horas

Primeiro Passo  – Haverá um tema central?

Precisamos determinar se haverá um tema central nas atividades que permitirão que o tesouro seja encontrado. Por exemplo, se a gincana for feita em um ambiente escolar, o tema da festa pode ser o tema das brincadeiras.

Entretanto, não é obrigatória a utilização de temas centrais. Algumas caças ao tesouro são realizadas com perguntas e provas gerais, como o “torta na cara”.

tesouropixabay Como preparar uma caça ao tesouro

Via Pixabay

Segundo Passo – Número de Grupos

Normalmente não usamos muitos grupos, para que uma parte pequena dos participantes venha a ganhar, e, da mesma forma, não usamos poucos grupos para que a disputa seja acirrada. Entretanto, tudo depende de quantas pessoas irão brincar. Por exemplo, se estão participando 30 pessoas, normalmente, faríamos 5 grupos com 6 participantes cada um.

Terceiro Passo – Número de participantes por grupos

Não faça grupos tão pequenos, como trios ou duplas, faça grupos a partir de 4 indivíduos. Tome o cuidado de que tenha, se possível, o mesmo número de pessoas em cada grupo, para que ao final, o evento não seja desprestigiado pelos perdedores, devido a pessoas a mais.

Quarto Passo – As provas

As provas são as que merecem o maior cuidado. Caça ao tesouro pode causar muitas confusões de quem achou a pista primeiro, ou quem resolveu corretamente alguma questão de alguma prova. Então, pense e repense sobre as provas e suas soluções. Não deixe que elas tenham uma dupla interpretação ou solução.

Evite provas de cunho artístico, como elaboração de desenhos, frases, músicas ou teatros. Na maioria das vezes, o método de escolha é muito estranho aos participantes. Entretanto, se assim for feito, faça uma comissão de pessoas isentas da brincadeira, que possam votar abertamente. Tal ato faz com que o concurso pareça ser limpo perante os participantes.

tesouro1 Como preparar uma caça ao tesouro

Via Flickr

Quinto Passo – Monitoria

Quando estamos lidando com adolescentes e crianças, devemos abrir nossos olhos. Alguns tentam vencer de qualquer forma, não sabem perder. Por isso, devemos ter monitores que acompanhem toda a disputa, para verificarem se não está acontecendo trapaça ou agressão à algum candidato.

Caso isto aconteça, o grupo do agressor deve ser severamente punido de acordo com seu erro, desde perder pontos, até a eliminação da prova, para que saibam que seus erros refletem para todos que estão ao seu redor.

Sexto Passo – Prova Final

As melhores “caças ao tesouro”, são aquelas que permitem que todos cheguem à prova final podendo ser campeões. Para que seja justo, normalmente, é determinado que o primeiro colocado terá mais tempo para resolver o último enigma, e o último colocado, menos.

tesouroclipart Como preparar uma caça ao tesouro

Via Open Clip Art Library

Se você seguir nossos passos, poderá fazer uma ótima prova!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !