Como preparar uma carne para churrasco


carnechurrasco

Chegou o fim de semana a turma toda se reúne ou mesmo toda a família, combinam ir para a casa de um deles ou então para um acampamento, enfim, não importa se é na laje, na praia ou no campo, o fato é que todos concordam que falou em reunião entre familiares e amigos logo se pensa em churrasco. E agora se você for a bola da vez? Isto mesmo se for sua vez de ir para a churrasqueira? Sim porque se você não for um sortudo de ter aquele paizão que adora a tarefa ou o amigo que sempre se candidata, mais cedo ou mais tarde vai chegar sua vez .

churras Como preparar uma carne para churrasco

Via Shutterstock

Veja a seguir algumas dicas de como preparar a carne para o churrasco. Talvez elas possam te ajudar a fazer muito sucesso com a turma.

Confira então como preparar uma carne para churrasco:

A primeira coisa a fazer é escolher a carne ideal. Mas o que vem a ser a carne ideal? Além de ser uma carne de boa procedência tem que ser fresca e também tem que ser uma que vá agradar a todos
ou pelo menos a quase todos, sim porque sempre tem aquele que não come carne suína, outro que não come lingüiça e também os que detestam aves, enfim o ideal é que você opte por uma porção de cada, assim todo mundo fica feliz. Veja agora como preparar cada tipo.

churras2 Como preparar uma carne para churrasco

Via Shutterstock

Carne suína

Quase todo mundo gosta de carne suína no churrasco. Os dois tipos que mais fazem sucesso são o pernil sem osso é claro e a famosa bisteca que são aqueles cortes de carne geralmente suína que trazem aquele ossinho em forma de T preso neles. Uma boa maneira de preparar o pernil é cortando em pedaços não muito grandes pois tem a tendência de ressecar muito rápido quando assado fazendo dela uma carne menos suculenta o ideal é que os pedaços tenham em torno de umas 250 a 300 grs. mais ou menos do tamanho de um peito de frango médio. A bisteca geralmente já vem no corte certo.

porco Como preparar uma carne para churrasco

Via Shutterstock

Dicas importantes:

  • Lave bem a carne devido a ser uma carne suína é aconselhável que o faça.
  • Tempere a carne suína com alho e sal, o famoso tempero caseiro se desejar pode se acrescentar um pouco de noz moscada ralada ao tempero esta carne se temperada com sal grosso tende mais ainda ao
    ressecamento quando assada.
  • Acrescente um pouco de vinagre quando estiver temperando, e nada de retalhar ou furar a carne para que o tempero penetre nela basta que tempere a mesma algumas horas antes do churrasco e lembrem-se coloque na geladeira para não estragar enquanto vai pegando o tempero.
  • Tempere sempre a carne após ter descongelado ela quando for o caso uma carnê congelada não ira pegar tempero de forma adequada.

Asas de frango e coração de frango

carnechurrasco3 Como preparar uma carne para churrasco

Via Flickr

Um churrasco sem a famosa asinha de frango ou o espetinho de coraçãozinho pode não ser muito agradável para muitos, portanto não deixe faltar. A vantagem é que o preparo é fácil geralmente já vem com os cortes prontos e as vezes até limpo, se bem que meu conselho é que lave bem principalmente o coração eliminando aquelas membranas amareladas que ficam grudadas nele. O tempero poderá ser o mesmo da carne suína pelo fato de que o sabor fica mais realçado. Sigas as dicas dadas para o preparo da carne suína para preparar a asinha e coração também.

carnechurrasco1 300x225 Como preparar uma carne para churrasco

Via Flickr

Carne bovina

Um churrasco que se preze não pode ser feito sem a carne bovina. Muitas são a opções neste tipo de carnê. Você poderá usar a famosa e adorada picanha, o chã de dentro conhecido em alguns lugares como colchão mole, a costela bovina a numero 1 dos gaúchos, a maminha, o cupim, entre outras. O fato é que a carne bovina é a estrela da festa. Veja as dicas de como preparar abaixo.

churras3 Como preparar uma carne para churrasco

Via Shutterstock

  • Independentemente de qual carne bovina você escolheu uma coisa é certa evite lavá-las pois ao contrário das outras você irá tirar o sabor da carne.
  • Use sempre somente o sal grosso para salgar e nunca o sal comum iodado ou tempero com alho pois também afeta o sabor negativamente.
  • Com exceção da picanha uma boa opção é cortar a carne em tiras de mais ou menos uns 10 a 12 cm de comprimento com uma espessura média em torno de  4  a 5 cm, é claro que estas medidas são só para se ter uma base ninguém vai pegar uma régua e ficar medindo certo. Enfim depois de cortadas as tiras, coloque tudo em uma bacia ou outra vasilha grande e junte o sal grosso a gosto, acrescente um pouco de shoyo em média 1/3 de xícara para cada quilo de carne isto além de dar mais sabor a carne  ajuda a amaciá-la além de deixá-la mais suculenta e manter a umidade evitando o ressecamento na hora de assar, não se esqueça de retirar o excesso de sal no momento de assar antes de colocá-las na grelha que aliás é a melhor opção para assar os pedaços.
carnechurrasco2 187x300 Como preparar uma carne para churrasco

Via Flickr

  • A picanha poderá ser temperada somente com sal grosso, e deve-se assá-la sem cortá-la, ou seja, a peça inteira que deverá ser virada com freqüência para assar por igual se for feita na grelha. De preferência porém por assá-la em um espeto que possa ser girado freqüentemente e vá fatiando a medida que for ficando com uma coloração marrom dourado o meio dela deverá estar no máximo rosado pois a partir dai já começa a perder as características próprias de seu sabor.
  • Nunca fure, fatie ou faças sulcos na peça de picanha para penetrar
    o sal pois além de não ser necessário seria o mesmo que matar a carne que já esta morta. Se desejar poderá fazer a famosa picanha virada onde se usa uma técnica de fazer com que aquela capa de gordura vá para o interior da peça, não irei explicar como fazer pois isto é assunto para um outro artigo em especial.

Bem pessoal ai esta algumas dicas básicas para se preparar uma carne para um churrasco para sua turma. Agora basta comprar as carnes e convidar o pessoal e fazer muito sucesso. Você corre o risco de se tornar o churrasqueiro preferido da turma. Felicidades para vocês e bom apetite.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post