Como preparar uma ceia de natal


3136248395_afaf475731

O Natal talvez seja a festa mais aguardada, comemorada e preferida de toda família. Uma data especial de confraternização e alegria em que todos os cristãos, sejam eles pobres ou ricos, festejam com as pessoas que mais amam. Só que muitas vezes, os preparativos que antecedem esta data são tão cansativos e dispendiosos, que, ao invés da comemoração do Natal se transformar em prazer e alegria, acaba se tornando um momento de tensão, mau humor, cansaço e abatimento. Pior quando os convidados saem criticando e falando mal da festa que custou tanto para ser preparada.Merry Christmas 600x250 Como preparar uma ceia de natalComo poderemos reverter isso? De que maneira preparar uma ceia de Natal prática, deliciosa, econômica e que não nos dê tanto trabalho? Confira aqui nossas dicas:

1. Planeje com antecedência: é preciso anotar direitinho  no papel tudo o que planeja fazer, desde o cardápio até a lista de convidados.

2. Determine de antemão quantas pessoas você pretende convidar: nesta lista leve em conta os agregados e conte alguns lugares extras, pois sempre alguém pode trazer um acompanhante de última hora – a amiga da irmã que chegou do interior, a sogra da cunhada que iria passar a noite sozinha, a tia solteira que traz o namorado, etc.

3. Planeje o cardápio: faça uma lista de tudo que pretende servir na ceia, desde entrada, carnes, bebidas e sobremesas. Se for servir em estilo americano, quando cada convidado se serve e pode optar por sentar-se onde preferir, não faça muitos alimentos que necessitem de faca para serem cortados. Prefira carnes mais macias e desfiadas, pois facilita pra quem come com o prato na mão.festive table settings 600x250 Como preparar uma ceia de natalLeve em conta também as crianças presentes, pois a maioria não gosta de alimentos diferentes demais. Tente saber o gosto dos convidados para poder agradar a todos.

2121141377 ce813bde60 500x250 Como preparar uma ceia de natal4. Planeje a quantidade dos pratos que serão feitos: nada pior do que faltar comida, mas exagerar também não é legal. Ninguém merece ficar por dias e dias, após o Natal, comendo comida requentada da ceia. Uma boa dica é pedir para cada convidado trazer uma sobremesa, pois, desta forma, você se preocupará apenas com a refeição salgada (ou vice-versa).

5. Faça as compras antecipadamente: aproveite ofertas, principalmente de enlatados e produtos não perecíveis, como farinhas, azeitonas, maioneses, azeites, frutas em calda, lataria em geral, refrigerantes, vinhos e cervejas.

Os congelados, como peru, frango, lombo e chester; e defumados, como tender, paleta, bacon, etc – podem ser comprados com meses de antecedência, gerando uma enorme economia.

6. Planeje a decoração da festa: você pode usar enfeites tradicionais de Natal ou decorar de forma diferente, com estilo próprio. É só deixar a imaginação funcionar, e, para isso, vale copiar ideias que achar interessante. Na Internet você vai encontrar centenas de sugestões bacanas. Se você pretende confeccionar os arranjos é bom começar muito tempo antes e comprar todo material com calma e antecedência.

7. Providencie utensílios de mesa:  1 semana antes separe o número suficiente de travessas, copos, taças, pratos, talheres. Também verifique toalhas de mesa, guardanapos e descartáveis.

8. Perto da data: providencie frutas e frutas secas, e, de véspera, tempere as carnes.flickr 3145610929 hd 600x250 Como preparar uma ceia de natalPlanejando antes sua ceia de Natal será sucesso na certa, não gastará muito e terá tempo para resolver imprevistos que podem acontecer, além do que,  você não estará tão cansada no dia, podendo receber seus amigos com tranquilidade. Neste dia comemore muito. O Natal não é só comida, bebidas e presentes. Representa muito mais do que isso, pois é a festa da fraternidade entre as famílias!

Bons preparativos pra você, e um Feliz Natal!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post