Como preparar wasabi


3649500484_40e29d854a_b-F550x450

Quando o assunto é a culinária japonesa, quatro itens vêm diretamente à cabeça: arroz, peixe cru, alga e o wasabi, o famoso tempero em pasta que muita gente tem resistência por causa do forte sabor, mas que também é apreciado por muitos outros. O verdadeiro wasabi é feito da plana wasabia japônica  originária dos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. Popularmente conhecido como raiz-forte, por ter um pouco de semelhança, o wasabi tradicional difere bastante no aroma e gosto mais delicado. Por ser uma iguaria rara, conseqüentemente valorizada, é comum ver produtos genéricos (leia industrializados) feitos a partir de mostarda, corantes e aditivos. O que antes era usado como antídoto para envenenamento por ingestão alimentar hoje ajuda na condimentação e digestão do peixe cru, sempre presente na culinária oriental. A seguir, o Comofas te ensina a preparar a pasta de wasabi com os produtos mais acessíveis no mercado:

480968558 c18c35b0ff z F550x450 Como preparar wasabi

Via creativecommons

Ingredientes:

  • Um copo americano de wasabi em pó
  • 3/5 do mesmo copo com água

Modo de preparo:

  • Junte a água de pouco em pouco com o wasabi, sempre mexendo.
  • Misture bem até começar a virar uma pasta mais consistente.
  • Feche o recipiente e deixe descansar por um tempo. Caso a temperatura ambiente esteja muito alta, deixe na geladeira.
  • É necessário preparar o wasabi com pelo menos meia hora de antecedência, para a mistura ficar mais uniforme.
  • Pronto! Você já está apto à consumir a pasta de wasabi. A quantidade varia muito de pessoa para pessoa, uma vez que não tem como prever a quantidade média consumida.
    2212040820 6b8b155e78 b F550x450 Como preparar wasabi

    Via creativecommons

Dicas e curiosidades

  • Você pode encontrar, também, a pasta do wasabi em tubos semelhantes aos de pasta dental, mas não é tão bom quanto o pó da raiz forte. Tenha cuidado com a proporção. Se quiser deixar mais forte, use mais o pó. Se quiser mais fraco, use mais água. Não tem como errar com este método.
    1250801456 ac82a93b33 o F550x450 Como preparar wasabi

    Via creativecommons

  • Wasabi é um termo japonês para “rosa das montanhas”, um dos motivos talvez seja pela coloração das flores quando jovens. Estudos recentes mostram que o wasabi é ótimo para combater as cáries, além de vários problemas infeccionais relacionados ao sistema digestivo.
  • Nessa receita você viu a maneira mais prática de fazer o wasabi, sendo também econômica, pois o verdadeiro chega ao absurdo de U$ 50 por 40 gramas.
  • Nessa receita você fará uma pasta mais consistente e forte, bastante usada pelos descendentes de japoneses daqui do Brasil. Inclusive, quem indicou essa receita foi um verdadeiro nissei (filho de japoneses).
  • Mesmo sobrando alguma quantidade da pasta, não é aconselhado armazenar para um consumo mais tardio, pois realmente poderá fazer mal, além de começar a descaracterizar por completo o gosto.
  • Procure por um bom produto em mercados e lojas especializadas, ou importe através de sites próprios de culinária e produtos japoneses.
6454963777 a43f5efc8e b F550x450 Como preparar wasabi

Via creativecommons

Boa sorte no preparo!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post